Leitura bíblica
1 Levanto os meus olhos para ti, ó Deus,
que habitas lá nos céus.
2 Como se está atento às ordens de um superior,
e como os criados atentam para as indicações dos patrões,
assim também nós esperamos por um sinal da tua parte,
esperando a tua compaixão, Senhor, nosso Deus.3 Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade de nós,
Salmo 123 (O Livro)
pois estamos já sobejamente fartos de desprezo!
4 Estamos, na verdade, saturados de tanta zombaria
da parte daqueles que vivem na fartura,
dos que se enchem de arrogância.
Devocional
Olho em certas ocasiões para dentro de mim ou à minha volta e desencanto-me. Aí a única saída airosa é “levantar os meus olhos para o Senhor que habita nos céus.”
É de lá que vem o colo que tanto preciso, que inclui necessariamente a Sua amorosa disciplina. Tranquiliza-me saber que Deus não é de distribuir palmadinhas plásticas nas costas, mas também não é dado a perder as estribeiras.
Sei que os Seus planos para mim são de paz, pois visam o meu restauro interior e a tonificação do meu carácter. Confio Naquele que não desistiu de mim, apesar de conhecer previamente todos os meus podres.
Não tenho qualquer rebuço em afirmar que dependo inteiramente da Sua compaixão. Aliás, outra coisa não seria de esperar atendendo à minha lamentável e inexplicável inclinação para o erro.
É claro que preciso da Sua infinita paciência e bondade em doses industriais. Acresce a isto que careço imenso da Sua misericórdia quando, para além dos meus desanimados estados de alma, sou alvo de desdém por terceiros.
Só mesmo a Sua mão para me erguer das “canetas” e, sobretudo, arribar as minhas emoções.
Nas alturas em que “estou completamentemente saturado de tanto desprezo”, só me resta sossegar no Seu favor.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.