Leitura bíblica
1 No meio da minha angústia clamei ao Senhor,
e ele ouviu-me:
2 “Senhor, livra-me da ação dos mentirosos,
dos que só sabem abrir a boca para enganar!”3 Na verdade, qual é o fruto da língua mentirosa?
4 Ela ataca e fere como punhais;
destrói como um fogo intenso.5 Sinto-me muito infeliz habitando em Meseque,
Salmo 120 (O Livro)
e vivendo entre as tendas de Quedar.
6 Estou realmente cansado de viver com pessoas
que, no fundo, detestam a paz.
7 Eu quero a paz e, por mais que fale a favor dela,
eles sempre procuram a guerra!
Devocional
Admito que peço muitas vezes ajuda a Deus. Tento não O incomodar com ninharias, ainda que goste que Ele saiba pela minha boca tudo o que diz respeito aos meus medos.
Não me lembro de nenhuma ocasião, até porque sei muito bem que jamais aconteceu, em que tenha deixado de me responder. Mesmo os Seus silêncios, ainda que me sejam difíceis de engolir, acabam por clarificar a minha mente.
Moem-me o juízo, mas ampliam-me a perspectiva da vida. Com Deus ao lado fica mais fácil enfrentar e suplantar a malta que é especialista em fazer jigajogas com a verdade. Daí que a Ele recorra para que me livre de gente falsa e mentirosa.
E em vez de ficar a encucar se me estão a enganar mais uma vez, entrego-Lhe esse peso, bem como a plena responsabilidade de fazer justiça. É que se chamasse a mim essa função seria um descalabro total, pois, além de não ter autoridade para tal, acabaria por ser incoerente e excessivo.
Assim sendo, confio tudo nas Suas mãos. Mesmo quando me sinto desadaptado por ver um clima de guerra à minha volta, sei que Deus cuidará de mim.
Sim, tal como com Ele aprendi, insistirei sempre na tecla da paz.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.