Leitura bíblica
73 Foste tu, Senhor, quem criou o meu corpo
Salmo 119.73-80 (O Livro)
e formou a minha personalidade;
dá-me entendimento para aprender os teus mandamentos.
74 Todos aqueles que te temem se alegram quando me veem,
pois sabem que eu confio na tua palavra.
75 Bem sei, Senhor, que os teus decretos são justos;
quando me castigaste, foi prova de que querias o meu bem.
76 Que o teu amor me sirva de conforto,
segundo as promessas que me tens feito.
77 Que a tua compaixão me envolva, para que continue a viver
e a fazer da tua Lei todo o meu prazer!
78 Que a gente altiva fique envergonhada,
pois tratam-me de forma perversa, sem justificação!
Mas eu continuarei a concentrar-me nos teus preceitos.
79 Juntem-se a mim todos os que te temem
e conhecem os teus testemunhos.
80 Que o meu coração seja sempre íntegro aos teus estatutos,
para que nunca venha a haver razão de ficar envergonhado.
Devocional
Sim, Deus, sei que estavas lá quando me criaste. Formaste-me amorosamente. Tens-me acompanhado desde que me dou conta de quem sou. Vens-me moldando pacientemente com o decorrer dos anos.
Mas não quero ficar-me apenas por estas simples constatações. Peço-te bem para lá disso: “Dá-me inteligência para aprender os Teus mandamentos!” Mais do que os decorar, preciso de os interiorizar.
Desejo possuir o discernimento para ir captando o que pretendes fazer em mim e naqueles que me rodeiam. Quero que o Teu amor me comande, a ponto de alegrar os que Te seguem e intrigar os que Te viram as costas.
Ponho a “minha esperança na Tua palavra”, pelo que me subordino a ela. Não há pontinha de injustiça em ti e nos Teus decretos, daí reconhecer “que tens toda a razão quando me disciplinas.” Sei que o fazes por amor a mim e isso por si só já me serve de consolo.
Aliás, basta que me mostres diariamente a Tua misericórdia para viver em paz. “Sinto-me feliz com a Tua palavra” e delicio-me por, logo na arrancada do dia, poder meditar nela. A Tua voz enche-me de coragem e paz para enfrentar a insolência alheia e os espinhos terrenos.
Razão pela qual procuro a companhia de malta que Te respeita e também tenta viver sob a Tua orientação. Quero muito viver em obediência e estou ciente que para isso tenho de vigiar o meu coração a cada segundo.
Dá trabalho, mas antes peneirar as minhas motivações do que passar vergonha e, pior ainda, desiludir-Te.
E quando aqui e acolá escorrego e me estatelo é tão bom contar com a Tua bendita compaixão. Obrigado por me sussurrares especialmente nessas alturas que estás comigo para sempre.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.