Leitura bíblica
41 Cobre a minha vida com a tua misericórdia
Salmo 119.41-48 (O Livro)
e com a tua salvação, a tua palavra.
42 Assim terei como responder ao que me ataca,
pois apoio-me na tua palavra.
43 Que eu nunca me esqueça da palavra da verdade,
pois coloquei a minha esperança nos teus decretos.
44 É assim que poderei obedecer continuamente à tua Lei,
nesta vida e até na eternidade!
45 E é assim que desfrutarei da liberdade,
procurando seguir os teus preceitos.
46 Poderei dessa forma anunciar os teus testemunhos,
até na presença de governantes, sem ter de me envergonhar.
47 Tenho toda a alegria nos teus mandamentos,
porque os amo.
48 A minha oração é que nunca deixe os teus estatutos,
não só porque os amo, mas porque quero meditar neles.
Devocional
Todos gostamos e precisamos de mimo. Está claro que não apreciamos demonstrações lamechas, mas já as expressões genuínas são sempre bem-vindas.
Faz-nos um bem incrível saber que somos amados. Daí que seja tão bom experimentar o abraço diário de Deus. E Ele encarrega-Se de no-lo entregar de múltiplas formas: no sol que amanhece, no olhar de um desconhecido, na dor partilhada, no silêncio profundo, na Sua palavra sorvida.
Estejamos de olho vivo que Deus não falha nenhuma das Suas promessas. Ele não só garante colo contínuo como nos arranja escapatória dia sim dia sim.
Ao invés de nos agarrarmos aos insultos que nos dirigem, confiemo-nos à Sua instrução e ficaremos surpreendidos com a forma amorosa e firme como encararemos e reagiremos aos ofensores. Peçamos-Lhe orientação para conseguirmos “dizer sempre a verdade.”
E em vez de nos pormos a fazer contas de cabeça sobre as consequências a acarretar, ponhamos a nossa esperança no que nos ensinou. A maior liberdade que possamos gozar advém de uma consciência limpa diante de Deus e daqueles com quem interagimos.
Vivamos ajustadinhos a Ele e ninguém nos envergonhará, nem sequer quando partilharmos as questões da fé com os “reis” da terra. Não há nada a temer quando “amamos os Seus mandamentos e sentimos prazer neles.”
Invistamos tempo na leitura e meditação da Sua palavra, pois, à medida que estamos a ser trabalhados por dentro, somos os instrumentos que Deus usa para expressar o Seu amor por este mundo fora.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.