Leitura bíblica
33 Ensina-me, Senhor, o significado dos teus estatutos
Salmo 119.33-40 (O Livro)
e manter-me-ei neles até ao fim da vida.
34 Dá-me sempre entendimento para poder obedecer à tua Lei,
pois quero segui-la de todo o coração.
35 Faz-me viver de acordo com os teus mandamentos,
porque com eles me sinto bem feliz.
36 Inclina os meus desejos à obediência aos teus preceitos
e não à ganância.
37 Não deixes que me atraia pelas coisas efémeras deste mundo,
mas concede-me que viva de acordo com o teu caminho.
38 Confirma as promessas que me tens feito,
as promessas feitas aos que te temem.
39 Não deixes que me desprezem por te obedecer,
pois os teus decretos são bons.
40 Desejo muito seguir os teus preceitos.
Renova a minha vida de acordo com a tua justiça.
Devocional
Uma das coisas que nunca deveríamos perder é o espírito de ensinabilidade. Estamos sempre a aprender e é bom que jamais nos esqueçamos disso. Ninguém conhece nada totalmente. Somos limitados e por isso precisamos de alargar os horizontes.
Habituamo-nos com facilidade a ver o mundo a preto e branco e a interpretá-lo da mesma forma, o que em grande parte das ocasiões redunda numa cristalização interior. Haja humildade para pedir a Deus que nos ajude a entender o significado das coisas, a começar pela Sua lei.
Se não houver em nós esta predisposição e nos enchermos de nós mesmos, presumindo que como sabichões religiosos já sabemos tudo e mais alguma coisa, acabaremos por ficar a chapinhar numa espiritualidade superficial.
Não nos contentemos com a memorização de versículos ou com respostas embebidas em chavões, mas ansiemos por obedecer aos mandamentos do amor. Sim, só “neles encontramos felicidade.”
Tenhamos o bem por alvo e pisguemo-nos da cobiça. Desviemos igualmente o nosso olhar do que nos distrai de Deus. E é interessante darmo-nos conta que ao fazê-lo a distância para as pessoas que nos rodeiam diminui. Aproximemo-nos de Deus e da Sua palavra e ficaremos bem mais perto uns dos outros.
Agarremo-nos às Suas promessas e a vida que Dele recebemos ganha pleno sentido. Os nossos temores esfumam-se, pois passamos a descansar Nele em vez de nos desgastarmos com os palpites alheios ou com as nossas pancadas pessoais.
Deixemo-nos abraçar e instruir por Quem sabe e nada melhor do que Aquele que nos criou e é sempre justo!
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.