Leitura bíblica
25 Estou completamente desanimado;
Salmo 119.25-32 (O Livro)
reanima-me com a tua palavra!
26 Contei-te toda a minha vida e tu ouviste-me;
agora ensina-me os teus estatutos.
27 Faz-me entender tudo o que diga respeito aos teus preceitos,
pois só assim poderei refletir nas tuas maravilhas.
28 A minha alma consome-se de tristeza;
fortalece-me com a tua palavra!
29 Desvia-me de tudo o que for falsidade
e ajuda-me, pela tua misericórdia, a aprender com a tua Lei!
30 Escolhi o caminho da verdade;
tomei a firme decisão de seguir os teus decretos.
31 Apego-me aos teus preceitos;
certamente não me deixarás dececionado.
32 Senhor, põe em mim cada vez mais vontade de te obedecer;
então hei de andar de acordo com os teus mandamentos.
Devocional
O melhor a fazer quando nos “sentimos vencidos e caídos por terra” é pedir ajuda a Deus. Ao invés de teimarmos em reerguer-nos sozinhos, assumamos a nossa fragilidade e agarremos a mão que de imediato nos estende. E a grande maioria das vezes fá-lo por via de pessoas à nossa volta.
Deixemos de nos armar em valentes, colocando também as esquecitices de lado, e acatemos humildemente banhos de vida que Deus nos proporciona através de corações generosos. Façamos igualmente bom uso da prática devocional da confissão para purgar o que nos consome por dentro.
Não cerceemos nenhum tipo de informação a Deus, não porque Ele não o saiba já, mas por ser vital para o processo de assumpção pessoal dos erros cometidos e para nos consciencializarmos da importância do ciclo de restauro a iniciar.
Prestemos, pois, imensa atenção às Suas dicas e não nos cansemos de sublinhar, a Ele e principalmente a nós, que não dispensamos a Sua tutoria. A nossa alma carece, como de pão para a boca, da Sua palavra e da Sua supervisão diária. Como tal é imperativo reservar pedacinhos de alta qualidade no quotidiano para nos obrigarmos a parar e a meditar no que nos vai sussurrando.
Até porque sem esta tonificação espiritual acumulamos tristeza. Só levando regularmente o nosso coração ao ginásio é que nos vamos mantendo na linha e afastando dos carreiros da mentira.
No fundo, tudo passa pela escolha que façamos de seguir à risca as orientações do nosso Treinador.
Já temos há muito acesso ao Seu manual, pelo que a opção de nos afeiçoarmos a Ele e de percorrermos “os caminhos da verdade”, depende inteiramente de nós.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.