Leitura bíblica
153 Olha para a minha aflição e livra-me,
Salmo 119.153-160 (O Livro)
pois não me esqueci da tua Lei.
154 Defende-me, Senhor, e livra-me;
dá-me de novo vida, segundo a tua promessa.
155 Os ímpios estão bem longe da salvação,
pois não têm qualquer interesse nos teus estatutos.
156 Senhor, a tua misericórdia é grande;
dá-me uma vida boa, de acordo com a tua palavra.
157 Muitos são os meus inimigos e os que me perseguem,
mas não me desvio dos teus preceitos.
158 Ao ver toda essa gente transgredindo, sinto-me afligido,
porque desprezam a tua palavra.
159 Senhor, vê como amo os teus preceitos;
dá-me vida de acordo com a tua bondade.
160 A tua palavra é a verdade!
Cada um dos teus decretos valem para sempre!
Devocional
Tenho um respeito enormíssimo por Deus, que em nada sai diminuído por O tratar por tu. Mas também não é essa proximidade verbal que por si só se torna o garante de intimidade relacional.
Sinto-me chegado a Deus por força das conversas que entabulo com Ele. Não há nada que Lhe esconda. Aliás, nem sequer adiantaria tentar fazê-lo, pois está a par de tudo o que se passa na minha vida.
Ainda assim, ouve pacientemente os meus desabafos e os meus pedidos de socorro. Isto apesar de eu, na minha santa ignorância, presumir que me escuta por causa da minha pretensa boa memória sobre o que me tem ensinado.
Que disparate pegado o meu! Quando paro um tempinho para pensar mais profundamente percebo que, além de eu ser esquecido por conveniência, só a Sua bondade explica jamais ter desistido de mim. Eu sou instável por natureza, já Ele é fiel todo o tempo.
Daí não admirar que sinta uma necessidade indescritível de estar por perto Dele. É por isso que logo na antecâmara do dia separo alguns momentos valiosos para O ouvir e Lhe falar. Já hoje Lhe disse: “Senhor, vê como eu gosto das Tuas instruções; dá-me vida, segundo o Teu amor.”
Preciso da Sua abençoada supervisão para não me perder de mim e não me afastar Dele. É que com a rédea solta desgraço-me e espatifo-me todo. São os Seus preceitos que me mantêm miraculosamente na linha.
Já bem basta o desgosto que sinto pelos despistes alheios, para andar para aí a desobedecer a torto e a direito. Recuso-me a contribuir para esse descalabro, pelo que faço da Sua palavra a base da minha vida.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.