Devocional Salmo 114

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Devocional Salmos
Devocional Salmo 114
A carregar
/

Leitura bíblica

1 Quando os israelitas saíram do Egito,
dessa terra de língua estranha,
2 Judá ficou sendo o lugar do santuário de Deus
e Israel tornou-se o seu domínio.

3 O mar Vermelho, quando viu o povo aproximar-se,
até se afastou para o deixar passar;
o Jordão também parou para que passasse a seco.
4 Os montes saltaram como carneiros
e as colinas como cordeirinhos.

5 Que aconteceu, ó mar Vermelho,
para te dividires em dois?
E tu, Jordão,
porque se afastaram as tuas águas?
6 E vocês, montes e colinas,
porque se puseram a saltar
como carneiros e cordeirinhos?

7 Sim, ó Terra,
treme na presença do Senhor, o Deus de Jacob!
8 Ele fez brotar da dura rocha águas abundantes;
transformou uma pedreira em fontes de água!

Salmo 114 (O Livro)

Devocional

Há memórias que jamais devem sair da nossa cabeça. Ao contrário daquelas que nos amarguram e definham o nosso equilíbrio emocional, há recordações que importa teimar em manter na pontinha dos neurónios.

É salutar rebobinar os lugares de onde Deus nos resgatou. Não por masoquismo ou para fustigarmos a consciência, mas para realçar a Sua mão graciosamente estendida para nós. Deus veio ao nosso encontro quando já nem capacidade tínhamos para sonhar.

Escancarou-nos saída onde não vislumbrávamos uma nesga que fosse como escapatória. Quando outros faziam gato sapato da nossa auto estima foi Ele que no-la devolveu. Tirou-nos do cativeiro onde nos enfiámos e onde terceiros faziam questão de nos manter.

Libertou-nos para passarmos a ser o Seu santuário. Sim, agora somos parte integrante do Seu reino. Já não carregamos a culpa, pois viajamos às cavalitas do Seu perdão. Saboreamos o Seu domínio em nós e celebramos a Sua protecção.

Perante as dificuldades trazemos à lembrança os momentos em que as muitas águas não nos afogaram, antes retrocederam. Diante de dos problemas há que refrescar a nossa esquecida cabecinha de que temos um Deus que até põe montes e colinas a saltar.

Levantemos perguntas em voz alta aos medos que nos assaltam, não tanto para que nos ouçam e se pirem, mas para cairmos em nós e nos apercebermos que Deus está presente, atento e actuante.

O que agora vemos como duro e empedernido pode muito bem vir a ser fonte de abundância e alegria mediante o Seu toque, pois Ele “transformou as rochas em lagoas e as pedras em fontes de água.” 

Jónatas Figueiredo


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.

Devocionais Salmos