Leitura bíblica
Ó Deus, tu que és o objeto do meu louvor,não permaneças calado!
Os perversos e mentirosos caluniam-me;dizem mentiras a meu respeito.
Eles não têm razão para me odiar e estar cerradamente contra mim, como fazem.
Em paga pelo meu amor são meus inimigos;quanto a mim, só me resta fazer-te oração!
Salmo 109 (O Livro)
Devocional
Se há altura em que nos sentimos mesmo impotentes é quando somos alvo de mentiras gratuitas. É tão duro ter de lidar com gente que resolve semear falsidades pelo mero prazer de provocar mossa no nosso carácter.
Já não nos bastam os nossos defeitos, para ainda levar em cima com palavras odiosas e injustificadas. Torna-se mais complicado quando são pessoas de um círculo próximo, em quem investimos amorosamente, a fazê-lo.
Receber como moeda de troca bojardas nas costas dói-nos horrores por dentro. Tira-nos do sério perceber como é possível desejarem-nos tanto mal. A que propósito se procura o pior para o outro e para os que lhe são queridos? É precisamente neste ponto que se impõe pedir a Deus que, no mínimo, nos escute.
E Ele fá-lo! Toca, pois, a desabafar tudo o que nos choca. Não deixemos nada por Lhe dizer. Tem um poder altamente terapêutico contar pormenorizadamente a Deus o que nos ofende e indigna. Deitem-se cá para fora os desaforos sentidos.
Pode acontecer às vezes que com o saco ultra cheio e de cabeça quente se passe das marcas e se rogue uma série de imprecações contra os detratores. Sentimo-nos desfeitos, “enxotados como um inseto”, pelo que nos dá uma vontade danada que Deus lhes retribua a ruína que nos desejam.
Mas, lá está, se é Dele que dependemos há que deixar com Deus o desfecho. Uma coisa é certa, todos teremos de Lhe prestar contas. E não será bonito para quem se apresente diante Dele fiado nas suas ações. Todos carecemos da “bondade do Seu amor!”
Só a Sua graça para nos salvar das garras uns dos outros. Sim, sem a Sua intervenção acabaríamos por nos devorar mutuamente e acabaríamos todos cegos e desdentados. Busquemos o Seu auxílio e a Sua bênção. “Demos graças infinitas a Deus” pela Sua justiça e pelo Seu perdão.
Coloquemo-nos nas Suas mãos, de coração contrito, pois Deus “é o defensor dos pobres e livra-os dos que os querem condenar.”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.