Leitura bíblica
Louvem o Senhor!
Dêem-lhe graças porque ele é bom,
Salmo 106 (O Livro)
porque o seu amor é eterno.
Devocional
Saber agradecer é um dom a desenvolver diariamente. É uma arte que importa trabalhar sem recorrer a vírgulas. Tão somente aprender a demonstrar gratidão. Ponto. Só o facto de sermos amados por Deus é mais do que suficiente para nos desmancharmos em agradecimentos.
Ao lembrarmos os obstáculos gigantescos que nos ajudou a galgar, é natural que nos faltem as palavras para manifestar o nosso sentido reconhecimento. Mesmo que não consigamos abrir a boca, já faremos muito se agirmos como filhos agradecidos. E uma boa forma de revelar um coração grato é orar pelo progresso espiritual dos que nos rodeiam.
Ao invés de cochichar e murmurar sobre a vida alheia, passemos mas é a conversar com o Pai sobre os lapsos que todos cometemos. Vejamo-nos refletidos nas gralhas uns dos outros e percebamos que temos juntos de arrepiar caminho.
Confessemos a nossa soberba e os nossos tiques de snobismo religioso. Admitamos os grosseiros lapsos de memória sobre o Seu incondicional amor, bem patentes na revolta que revelamos quando nos sentimos encurralados. Não escondamos de nós mesmos que a incredulidade é uma cena que nos assiste vezes de mais. Só na hora de Deus erguer paredes sobrenaturais de água e nos estender uma passadeira no meio do mar é que abrimos os olhos da fé.
Mas tal qual carrossel, num ápice duvidamos da Sua real capacidade de nos orientar no deserto. Aliás, até O culpamos desse desnorte e ainda temos a lata de Lhe exigir que satisfaça os nossos caprichos. Ora aqui está escarrapachado o nosso calcanhar de Aquiles: a malfadada e repetida ingratidão.
E como se já não bastasse ainda adicionamos doses extra de inveja, materialismo, desobediência, implicância e impureza. Haja paciência! E Deus tem-na tido. Só por manifesta compaixão, “porque o Seu amor é grande.”
Aceitemos a Sua graciosa disciplina e deixemos de nos opor aos Seus planos. Imploremos que nos salve e desfaçamo-nos todos os dias em ações de graças!
Sim, sintamos alegria em bendizer a Deus! “Que todos digam: Amém! Aleluia!”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.