Leitura bíblica
1 Feliz o homem
que não segue o conselho dos maus,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos provocadores!
2 Antes põe toda a sua alegria na lei do Senhor
e nela medita de dia e de noite.
3 Ele é como uma árvore plantada à beira da água corrente,
que dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não murcham.
Em tudo o que faz é bem sucedido.4 Mas os maus não são assim;
– Salmo 1 (BPT)
são como a palha que o vento leva.
5 Pois os maus não resistirão no julgamento,
nem os pecadores na assembleia dos justos.
6 O Senhor protege o caminho dos justos,
mas o caminho dos maus conduz à perdição.
Devocional
Ser feliz está ao alcance de qualquer pessoa. E não se pense logo à cabeça que é mera utopia. Não é um trilho isento de dificuldades, mas também não é impossível como parece à primeira vista. Exige obviamente disciplina e medidas impopulares.
Há naturais restrições para garantir a sanidade mental, emocional e espiritual de quem almeja atingir tão nobre desiderato. Ninguém experimenta paz integral se não evitar o conselho de gente mal intencionada. Há que fugir de parcerias tóxicas, isto é, jamais estacionar junto de malta que só vive para escarnecer.
Recomenda-se, sim, a companhia da Palavra, personificada em Jesus, de forma a alimentar as raízes da alma. Ao permitir que o Seu ensino embeba e encharque a nossa mente, acabaremos por “dar fruto na estação própria”, sem nunca murchar por dentro.
No fundo, o sucesso não será medido em função de ter ou não saúde, possuir a carteira recheada ou vazia, mas sim de saber que se conta sempre com a cobertura de Deus. Sim, é Nele que se encontra a verdadeira alegria que não só nos impede de ser “como a palha que o vento leva”, como nos permite desfrutar já deste lado os encantos da eternidade: A Sua doce e contínua presença.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.