Eu Sou 38

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 38
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na enxerga e começou a andar. Ora isto aconteceu num sábado. Por isso alguns judeus disseram ao que tinha sido curado: «Hoje é sábado e a nossa lei não te permite levar a enxerga.» O homem respondeu-lhes: «Aquele que me curou é que me disse para pegar na enxerga e ir para casa.» Então os judeus perguntaram-lhe: «Quem foi que te disse para pegares na enxerga e ir para casa?» Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus tinha desaparecido no meio da multidão que lá estava. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e chamou-lhe a atenção: «Repara bem! Foste curado. Não tornes a pecar, para que não te aconteça ainda pior.» O homem foi então dizer a esses judeus que era Jesus quem o tinha curado. Em consequência, eles começaram a perseguir Jesus, pois fazia curas ao sábado. Mas ele explicava-lhes: «O meu Pai está sempre a trabalhar, e eu trabalho também.» Por causa destas palavras, as autoridades judaicas procuravam cada vez mais dar-lhe a morte, porque ele não só transgredia a lei do sábado, mas até se fazia igual a Deus, ao afirmar que Deus era o seu Pai.

João 5.9-18 in Bíblia para Todos

Devocional

Jesus rompe todas as barreiras do mal. Ele empenha-Se em demolir qualquer muro que divida as pessoas de Deus. Ainda assim, há quem não fique satisfeito. Sentem-se incomodados com a liberdade proporcionada. Incapazes de se emocionar e vibrar com tamanho milagre, agarram-se aos rodriguinhos da lei para repor a (des)ordem.

Chegam, imagine-se, a apresentar-se como senhores da verdade. Enaltecem a ortodoxia, mas desprezam pessoas. Fazem de detalhes casos de vida ou morte. Empolam pequenos nadas. Crispam-se a torto e a direito. Jesus está no campo exactamente oposto, apontando amorosamente à mudança.

Incentiva a caminhar de forma solta, sem as amarras da religiosidade. Cura e promove o zelo pela pureza integral. Na Sua óptica qualquer hora é boa para fazer o bem.

Tal como o Pai, está sempre a trabalhar em prol da liberdade plena de cada vida humana. A Sua compaixão é incessante, pelo que jamais nega ajuda a quem Lha pede. 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou