Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Depois disto, Jesus voltou a Jerusalém por altura duma festa dos judeus. Existe em Jerusalém, próximo da Porta das Ovelhas, uma piscina, que em hebraico se chama Betesda e que tem à volta cinco galerias de colunas. As galerias estavam apinhadas de doentes, cegos, coxos e paralíticos [que esperavam o movimento da água. Dizia-se que de tempos a tempos um anjo de Deus descia à piscina e agitava a água. O primeiro que entrasse na água, depois de ser agitada pelo anjo, ficava curado de qualquer doença.] Entre os doentes encontrava-se um homem que sofria há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo deitado, e ao saber que já estava assim doente há muito tempo, perguntou-lhe: «Queres ficar curado?» O doente respondeu-lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me leve para a piscina quando a água é agitada. Sempre que eu tento fazê-lo, alguém desce primeiro do que eu.» «Levanta-te», mandou-lhe Jesus, «pega na tua enxerga e vai para casa.» No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na enxerga e começou a andar.
João 5.1-9a in Bíblia para Todos
Devocional
Temos tanto a aprender com Jesus sobre como ajudar terceiros sem lhes pregar um raspanete. A Sua postura é modelar pois recusa-Se a dissertar longamente sobre crendices e vãs superstições. Apesar das lendas populares não passarem disso mesmo, Ele não perde tempo com ensaboadelas religiosas.
O Seu desejo é ajudar pessoas e como tal interage com elas onde estão e como estão. A Sua pureza nunca O impediu de Se expor a quem esteja manifestamente doente. Bem pelo contrário, estende o Seu toque a quem queira. Não há sofrimento que Lhe seja desconhecido.
Ele está a par, pormenorizadamente, da história de cada ser humano. A Sua compaixão leva-O a interpelar qualquer um. Ele vê gente à beira de piscinas esotéricas e continua a perguntar se existe vontade individual de mudar. E contrariamente ao que se pense não é o mergulho em mezinhas milagreiras que restabelecerá a alma, antes a obediência à Sua voz.
Sigamo-Lo e, assim como nos curou da paralisia espiritual, veremos outros a começar a andar com Ele.
– Jónatas Figueiredo