Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Não dizem que faltam ainda quatro meses para o tempo da ceifa? Pois eu digo-vos: Levantem os olhos e vejam como as searas já estão maduras para a ceifa. O ceifeiro recebe o seu salário e recolhe o grão para a vida eterna, de modo que se alegram ao mesmo tempo tanto o que semeia como o que ceifa. É bem verdade o que diz o ditado: “Um é o que semeia e outro o que ceifa.” Também eu vos enviei a ceifar o que não cultivaram. Outros cansaram-se a trabalhar e vocês recolheram o fruto do seu trabalho.»
João 4.35-38 in Bíblia para Todos
Devocional
Cremos, e bem, que tudo tem o seu tempo próprio para ser colhido. Acontece é que procrastinamos o que nos parece ser mais difícil de ceifar. No que respeita a partilhar a fé tendemos a protelar até haver, segundo a nossa conveniente leitura, ocasião mais propícia.
Acontece que de acordo com a perspectiva de Jesus, aquela é que verdadeiramente importa agarrar, basta levantarmos os olhos para nos apercebermos que “as searas já estão maduras.” Sim, é só mirar à nossa volta e reparar nas pessoas que se sentem esgotadas, despidas de esperança de reconstruir o que quer que seja.
Ao virar de cada esquina há, tal como nós, quem precise de perdão e esteja receptivo à oportunidade que Jesus lhe estende de começar de novo. Amemos indiscriminadamente. Sirvamos sem esquisitices. Foquemo-nos em semear e em colher, sem olhar a competições estapafúrdias.
Festejemos as vidas que se deixam abraçar por Jesus sem esgrimir louros ou galões. Elas não são números, nem escalpes; antes gente igual a nós, com alma e coração.
Não são de nenhuma comunidade em particular, muito menos de denominações religiosas. Pertencem exclusivamente ao Dono da seara.
– Jónatas Figueiredo