Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Os nossos antepassados samaritanos adoraram a Deus neste monte. Vocês dizem que só em Jerusalém é que se deve adorar a Deus.» «Acredita no que te digo, mulher!», declarou Jesus. «Chegou a hora em que não é neste monte nem em Jerusalém que hão de adorar o Pai. Os samaritanos adoram a Deus sem o conhecerem bem; nós os judeus, sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. Porém, está a chegar a hora — e é agora mesmo — em que aquele que adora o Pai o há de adorar no Espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e os que o adoram devem fazê-lo no Espírito e em verdade.» A mulher disse então a Jesus: «Sei que o Messias, isto é, o Cristo, há de vir. Quando ele vier há de anunciar-nos todas essas coisas.» Respondeu-lhe Jesus: «Tu estás a falar com ele. Sou eu mesmo.»
João 4.20-26 in Bíblia para Todos
Devocional
Quando a conversa com Jesus não nos interessa temos a mania de a chutar para canto. Chamamos outro tópico à baila, inclusive de foro espiritual, para ver se assim conseguimos desviar a Sua atenção. Nada feito. Ele topa à distância as nossas motivações.
É escusado tentar fintá-Lo. Jesus sabe perfeitamente bem que na hora de arrepiar caminho somos dados a fugas. Temos pavor de mudanças interiores que interrompam as práticas erradas a que nos afeiçoámos. Lançamos mão de desculpas elaboradas, mas que se apresentam sempre esfarrapadas.
Em última instância fazemos uso da muleta da tradição religiosa para justificar o nosso mancar espiritual. Obstaculizamos o arrependimento dê lá por onde der. E é exactamente neste ponto que Jesus nos destrunfa. Tira-nos as vazas ao clarificar que não são necessários lugares ou ritos especiais para adorar a Deus de forma transparente.
Chegou o dia, “e é agora mesmo”, em que por Seu intermédio podemos relacionar-nos aberta e intimamente com o Pai. Sem tabus, medos, preconceitos ou barreiras. Jesus, que fala connosco, afiança-nos que Nele fica(re)mos em paz.
– Jónatas Figueiredo