Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia e batizava mais discípulos do que João. Na verdade não era Jesus quem batizava, mas sim os discípulos. Então deixou a Judeia e voltou para a Galileia. Na viagem, tinha de atravessar a Samaria. Chegou então a uma terra da Samaria que se chama Sicar, perto do terreno que o patriarca Jacob tinha dado a seu filho José. Era ali o lugar do poço de Jacob. Cansado da caminhada, Jesus sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Nisto, chegou uma mulher samaritana que ia tirar água ao poço e Jesus pediu-lhe de beber. Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. A mulher disse-lhe: «Mas como é que tu, um judeu, te atreves a pedir-me água a mim que sou samaritana?» De facto, os judeus não se davam bem com os samaritanos.
João 4.1-9 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus está a par de tudo o que Dele se diga, seja bom ou mau. Apesar da distorção de factos e conceitos que possam fazer de Si, Ele permanece na peugada de pessoas com quem deseja encontrar-Se. Não Se distrai com malabarismos numéricos sobre o Seu ministério, pois o que Lhe interessa mesmo são vidas.
Para Ele não há barreiras políticas, sociais ou históricas que O impeçam de Se abeirar de quem quer que seja. Ele está sempre a caminho de alguém. Na rota de terras que ninguém pisa. Onde a maioria tem aversão de passar. Aliás, Jesus chega a parar.
O tempo que for necessário para Se dar a conhecer. Ao interagir com Ele é perceptível a Sua vulnerabilidade. Razão pela qual fica fácil identificarmo-nos com a Sua Pessoa, pois sabe o que significa o cansaço e a sede. Mais, somos atingidos por um espanto interior na medida em que nos sentimos respeitados e acolhidos, a despeito dos rótulos que a sociedade nos chapa.
Sim, independentemente das guerrilhas que teimam em fracturar relacionamentos, uma coisa é certa: Jesus deseja que nos demos bem com o Pai e uns com os outros.
– Jónatas Figueiredo