Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Não foi para condenar o mundo que Deus lhe enviou o seu Filho, mas sim para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. O motivo da condenação é este: a luz veio ao mundo, mas o mundo preferiu as trevas porque as suas obras eram más. De facto, quem faz o mal detesta a luz e foge dela, para que as suas más obras não sejam descobertas; mas o que pratica a verdade, aproxima-se da luz e assim mostra publicamente que as suas obras foram feitas segundo a vontade de Deus.»
João 3.17-21 in Bíblia para Todos
Devocional
Deus criou as condições para que cada ser humano retorne para os Seus braços. Nenhum outro desfecho Lhe enche as medidas. Ter-nos no colo é tudo o que O encanta. O envio de Jesus foi o sinal inequívoco que nos ama profundamente.
Daí que a vinda de Jesus só permita concluir que Ele veio para somar e não subtrair. Sim, O Próprio sublinhou a ideia que não veio para “condenar o mundo, mas sim para que o mundo fosse salvo por Ele.” Nem de perto nem de longe é Deus que nos rejeita. Somos nós, individualmente, que nos posicionamos ante Ele. Quem prefira as trevas à luz acabou por fazer uma escolha.
Não há pior cegueira que não querer ver. “De facto, quem faz o mal detesta a luz e foge dela, para que as suas más obras não sejam descobertas; mas o que pratica a verdade, aproxima-se da luz e assim mostra publicamente que as suas obras foram feitas segundo a vontade de Deus.”
– Jónatas Figueiredo