Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Os seus discípulos lembraram-se das palavras da Sagrada Escritura : O zelo pela tua casa me consumirá. Então os chefes dos judeus perguntaram-lhe: «Que sinal nos mostras para poderes fazer isto?» Jesus respondeu: «Destruam este santuário e eu em três dias o hei de levantar.» E retorquiram-lhe: «Foram precisos quarenta e seis anos para construir este santuário e tu vens dizer-nos que o podes levantar em três dias?» Mas o santuário de que Jesus falava era o seu próprio corpo. Por isso, quando ele ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Sagrada Escritura e nas suas palavras.
João 2.17-22 in Bíblia para Todos
Devocional
Ninguém fica indiferente perante Jesus. As Suas acções acabam por colher reacções distintas. Tal como ocorreu aquando da Sua intervenção para purificar o templo. Hoje mesmo nem todos reagem de igual maneira perante o Seu desejo de limpar o interior de cada um.
Há a quem caia logo a ficha e relacione de imediato esse Seu nobre desejo com a Sua incontestável vontade: “O zelo pela tua casa me consumirá.” Felizes aqueles que associam de pronto a pureza da alma à missão de Jesus e se deixam arejar por dentro.
Por outro lado, existem pessoas, muitas vezes embebidas em religiosidade, que Lhe batem o pé. Exigem provas da Sua autoridade para Se atrever a colocar a casa do Pai, leia-se as suas próprias vidas, em ordem. Pior, quando Jesus os remete para a Sua morte e ressurreição passa-lhes completamente ao lado.
É que é daí que advém a Sua portentosa soberania e a nossa maravilhosa escapatória neste mundo e para o que há-de vir.
Abram-se-nos os ouvidos e, sobretudo, as mentes: “Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Sagrada Escritura e nas Suas palavras.”
– Jónatas Figueiredo