Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
No dia seguinte, estava João no mesmo lugar com dois dos seus discípulos, quando viu Jesus passar por ali, e disse: «É este o Cordeiro de Deus!» Os dois discípulos, ouvindo isto, seguiram Jesus. Jesus voltou-se, reparou que eles o seguiam e perguntou-lhes: «Que é que procuram?» Eles responderam: «Onde é que moras, Rabi?» Rabi significa Mestre. «Venham ver», respondeu-lhes Jesus. Eles foram. Viram onde morava e passaram o resto daquele dia com ele. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. A primeira pessoa que André encontrou foi o seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» Messias significa Cristo. André levou o irmão a Jesus, que olhou bem para ele e disse: «Tu, Simão, filho de João, serás chamado Cefas.» Cefas quer dizer Pedro.
João 1.35-42 in Bíblia para Todos
Devocional
Podemos até estar no cantinho do costume, na companhia de amigos de jornada, que o importante é manter a coerência no discurso. Sobretudo quando na conversa vem à baila a Pessoa de Jesus. Aliás, é bom lembrar que não existe nenhuma em que Ele invariavelmente não participe.
Sempre que Jesus entra em cena o mais indicado é dar-Lhe total visibilidade: “É este o Cordeiro de Deus!” Sim, os louros pertencem-Lhe inteiramente. Sigamo-Lo e não pretendamos substituir-nos a Ele. Secundarizemo-nos face a Jesus.
Indiquemo-Lo como O Mestre a seguir a quem quer que seja. Até porque Jesus repara naqueles que O seguem e na medidas das suas sãs necessidades convida-os a conhecer o Seu pouso. Aí surge o intenso desejo de “passar o resto do dia com Ele” para sempre.
A esta convicção junta-se também a vontade indómita de passar palavra: “Encontrámos o Messias!” Desafiemos, pois, quem faz parte do nosso círculo de relacionamentos a ir ter com Ele e, (sobre)naturalmente, ver a sua vida transformada, tal como a nossa continua a ser.
– Jónatas Figueiredo