Devocional Apocalipse 6:1-17

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Devocional Apocalipse
Devocional Apocalipse 6:1-17
A carregar
/

Ele Reina

Leitura bíblica

1 Na visão, quando o Cordeiro quebrou o primeiro dos sete selos, ouvi um dos quatro seres vivos dizer com voz forte, que mais parecia um trovão: «Vem!» 2 Nisto vi um cavalo branco. O cavaleiro tinha um arco, entregaram-lhe uma coroa e, vitorioso, saiu para continuar a vencer.
3 Depois, o Cordeiro quebrou o segundo selo e ouvi o que dizia o segundo ser vivo: «Vem!» 4 Depois apareceu um cavalo vermelho. O seu cavaleiro recebeu uma grande espada e foi-lhe dado o poder de tirar da Terra a paz, para que os homens se matassem uns aos outros. 5 Então o Cordeiro quebrou o terceiro selo e ouvi o que dizia o terceiro ser vivo: «Vem!»
A seguir apareceu um cavalo preto. O seu cavaleiro trazia uma balança na mão. 6 E ouvi como que uma voz que vinha dos quatro seres vivos e que dizia: «Um quilo de trigo como salário de um dia e três quilos de cevada como salário de um dia. Mas não estraguem o azeite nem o vinho.» 7 A seguir, o Cordeiro quebrou o quarto selo e ouvi o que o quarto ser vivo dizia: «Vem!» 8 Depois apareceu um cavalo esverdeado. O seu cavaleiro chamava-se Morte e o mundo dos mortos o acompanhava. Deram-lhes o domínio sobre a quarta parte da Terra, para exterminarem os homens pela espada, pela fome, pela doença e pelas feras. 9 Quando o Cordeiro quebrou o quinto selo, vi debaixo do altar do incenso aqueles que tinham sido mortos por terem proclamado a mensagem de Deus e por terem sido fiéis ao seu testemunho. 10 Eles exclamavam em voz alta:

«Até quando temos de esperar que faças justiça,
ó soberano Senhor, santo e verdadeiro,
pedindo contas do nosso sangue aos habitantes da Terra?»

11 Cada um deles recebeu uma veste branca e foi-lhes pedido que tivessem paciência por mais um pouco, até que se completasse o tempo em que os seus companheiros e irmãos deviam passar também pela morte.
12 Na visão, quando o Cordeiro quebrou o sexto selo, deu-se um grande tremor de terra. O Sol tornou-se preto como um pano de luto e a Lua tornou-se vermelha como o sangue. 13 As estrelas do céu caíram sobre a Terra como os figos ainda verdes caem da figueira quando a sacode um forte vendaval. 14 O céu desapareceu como um pergaminho que se enrola. As montanhas e as ilhas foram arrancadas dos seus lugares. 15 Os reis da Terra, os grandes, os chefes militares, os ricos, os poderosos, todos os escravos e os livres se esconderam nas cavernas e entre os rochedos das montanhas. 16 Eles pediam às montanhas e aos rochedos: «Caiam sobre nós e escondam-nos longe do olhar daquele que está sentado sobre o trono e longe da ira do Cordeiro, 17 porque chegou o dia terrível da sua ira, e quem lhes poderá resistir?»

Apocalipse 6:1-17 (BPT)


Devocional

Quando eu era pequena, gostava muito de ver filmes. Os meus programas favoritos eram comédias e, à medida que envelheci, comecei a gostar de filmes de ação e aventura. Mas o único género de filme que os meus pais nunca me deixaram ver eram os filmes assustadores. Sabiam que eu ia ficar aterrorizada e não ia conseguir dormir à noite. Eu insistia que ia ficar bem, e eles insistiam que sabiam o que era melhor! Finalmente um dia, o meu pai cedeu e deixou-me ver um filme de terror. Mas ele avisou-me que eu não ia gostar, mas ia ter de viver com as consequências de o ver. Não podia chorar, e não podia dormir no quarto deles depois. E então, naquela noite, assisti ao meu primeiro filme de terror… e foi horrível! Estava cheia de medo e já não conseguia voltar atrás e esquecer o que vi! Acabei a chorar e quis dormir no quarto dos pais! Quem me dera nunca ter pedido para ver um filme de terror!

João está à espera, ansiosamente, que alguém abra os selos para saber o que está escrito no livro. Ninguém foi capaz de abri-los até o Cordeiro aparecer. Até agora, as coisas que João viu foram impressionantes, bonitas e inspiradoras. Mas agora vai começar a ver algo diferente. O Cordeiro abre os selos e o horror começa. João já não consegue deixar de ver o que já viu e, de facto, terá de escrever sobre isso e viver com o conhecimento de que isso é real.

Guerras, assassinatos, fome, morte, mártires e um terramoto. Seis maneiras de sentir dor, agonia, sofrimento e tristeza. Não é um mundo onde seja fácil viver. Poder, abuso, consumismo, ganância, violência e crueldade são palavras usadas para descrever o que lemos todos os dias nos nossos jornais ou que nos aparecem nas notícias. Uma coisa são desastres naturais, mas a maioria das outras formas de sofrimento é devida à nossa própria natureza egoísta. Tiago escreve: “Donde vêm as guerras e as lutas que experimentam? Não será das paixões conflituosas no interior de cada um? Desejam, mas não possuem; matam e cobiçam, mas não ficam satisfeitos. Daí vêm as vossas guerras e lutas.” Apocalipse 6 mostra-nos o que sempre esteve presente e o que está sempre a piorar. A nossa natureza violenta está a tornar-se mais violenta, a nossa fome de poder mais insatisfeita, e a nossa crueldade contra a natureza e as outras pessoas está fora de controlo.

Os mártires gritam: Quanto tempo, ó Senhor, quanto tempo? E é isto que temos de nos lembrar quando toda a violência e crueldade se tornam esmagadoras: vs. 11 – “…foi-lhes pedido que tivessem paciência por mais um pouco…” Jesus está em movimento. As injustiças serão corrigidas, nenhuma coisa errada é ignorada, desprezada ou esquecida. Mesmo agora, a justiça está a chegar. Para aqueles que adoram o Cordeiro, isto é um alívio e uma alegria. “Vem”, diz o Céu, “em breve”, é a resposta. Quando sentires que não consegues aguentar nem mais um dia de sofrimento, lembra-te, Jesus está a chegar, e Ele vai corrigir tudo.

Connie Main Duarte


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.

Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Apocalipse</strong> Devocionais em PT

<strong>Revelation</strong> Devotionals in EN