Ele Reina
Leitura bíblica
6 Depois vi no meio do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos, um Cordeiro que estava de pé e parecia que tinha sido sacrificado. Tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por todo o mundo. 7 O Cordeiro aproximou-se daquele que estava sentado sobre o trono e tomou o livro da sua mão direita. 8 Quando o recebeu, os quatro seres vivos e os vinte e quatro anciãos caíram por terra diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um cântico novo:
– Apocalipse 5:6-14 BPT
«Tu és digno de receber o livro
e de quebrar os selos,
porque foste sacrificado e com o teu sangue
resgataste para Deus
gente de todas as tribos e de todas as línguas,
de todos os povos e de todas as nações.
10 Fizeste deles um reino de sacerdotes
para servirem o nosso Deus,
e eles hão de reinar sobre a Terra.»
11 Na visão ouvi a voz de um grande número de anjos. Eram aos milhares e milhares sem conta. Estavam à volta do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos 12 e cantavam com voz forte:
«O Cordeiro que foi sacrificado é digno de receber
o poder, a riqueza, a sabedoria e a força,
a honra, a glória e o louvor.»
13 E ouvi todas as criaturas que estão no Céu, na Terra, debaixo da terra e no mar, responder com todos os seres que ali existem:
«Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro,
o louvor e a honra, a glória e o poder
por todos os séculos dos séculos.»
14 Os quatro seres vivos respondiam: «Ámen!» E os anciãos caíram por terra em adoração.
Devocional
“Diz alguma coisa,… qualquer coisa! És capaz de me responder?!” É o meu grito. Eu choro, imploro e até exijo uma resposta. Mas está tudo silencioso. Não ouço qualquer voz e nem vejo qualquer movimento. Pergunto-me se acabei de orar para uma parede, porque não parece fazer diferença nenhuma! Afinal, o que acontece a todas as nossas orações? Ficam só a pairar algures por aí, perdidos na eternidade?
João virou-se à procura de um leão e encontrou um cordeiro. E agora que o Cordeiro está no centro de tudo, rodeado pelos anfitriões celestiais, Ele tem o livro na mão, preparando-se para o abrir e partilhar a sua mensagem. Mas antes de o fazer, passamos por outro momento de louvor e adoração. Este Cordeiro inspirou uma nova canção. É uma canção embebida nas Escrituras e nas profecias cumpridas. É uma canção de vitória e de celebração. É uma canção que une as nações e junta, de facto, pessoas de todas as nações, de todas as tribos, de todas as línguas e de todos os povos.
Mais uma vez, o louvor emitido por este coro não mexe só com a alma, mas com o corpo. O verdadeiro culto envolve todo o nosso ser porque todo ele foi criado e redimido pelo Cordeiro. É através do Seu sacrifício que temos vida!
Mas e as nossas orações? Se o Cordeiro é tão incrível e poderoso, por que não consegue responder à nossa oração? A resposta está no versículo 8. As nossas orações não estão perdidas ou esquecidas, estão guardadas em taças de ouro até ao momento exato em que o Cordeiro está pronto para as receber e dar-lhes resposta. Não foram ignoradas ou colocadas no sítio errado, nem estão a pairar algures por aí. Elas são recolhidas, preparadas e protegidas.
E quando o momento certo chegar, essas orações sem resposta são levadas ao Cordeiro, como uma oferenda, e Ele vai responder-lhes de acordo com a Sua vontade e propósito. Nenhuma das nossas orações se extravia, nem uma sequer está perdida.
“Diz alguma coisa,… qualquer coisa! És capaz de me responder?!”, eu clamo. E ele responde: “EU SOU”.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.