Ele Reina
Leitura bíblica
1 Depois tive a seguinte visão: vi uma porta aberta no Céu. A primeira voz que eu tinha ouvido era como a duma trombeta, e dizia assim: «Sobe até aqui! Vou mostrar-te o que vai acontecer a seguir.»
– Apocalipse 4:1-11 BPT
2 Imediatamente o Espírito se apoderou de mim. Vi então um trono no Céu e nele estava sentado alguém 3 que tinha o aspeto brilhante duma pedra preciosa, de jaspe e de sardónica. O trono estava rodeado de um arco-íris que brilhava como uma pedra de esmeralda. 4 À volta do trono havia mais vinte e quatro tronos e, nestes tronos, estavam sentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco e com coroas de ouro na cabeça. 5 Do trono saíam relâmpagos, estrondos e trovões. Havia sete archotes ardentes que brilhavam diante do trono: são os sete espíritos de Deus. 6 Diante do trono havia como que um mar, límpido como o cristal.
No meio do trono e à sua volta havia quatro seres vivos cheios de olhos, tanto por diante como por trás. 7 O primeiro era semelhante a um leão, o segundo parecia-se com um touro novo, o terceiro tinha um rosto semelhante ao de um homem e o quarto era parecido a uma águia a voar. 8 Cada um dos quatro tinha seis asas e estavam cobertos de olhos por toda a parte, tanto por dentro como de fora. Cantam de dia e de noite sem nunca parar:
«Santo, Santo, Santo
é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso,
aquele que era, que é e que há de vir.»
9 Sempre que os quatro seres vivos cantam hinos de glória, de louvor e ação de graças àquele que está sentado sobre o trono e que vive por todo o sempre, 10 os vinte e quatro anciãos caem por terra diante daquele que está sentado sobre o trono e prostram-se diante daquele que vive por todo o sempre. Lançam as suas coroas aos pés do trono e dizem:
11 «Tu és digno ó Senhor e nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder pois tu criaste todas as coisas e foi por tua vontade que elas existem e foram criadas!»
Devocional
De onde venho no Canadá, temos um grande espetáculo ao ar livre chamado Calgary Stampede. Todos os anos, durante dez dias, mais de um milhão de pessoas vão visitar o Stampede e experimentar toda a excitação, as diversões, o rodeo e as atuações especiais. Mas dois dias antes da abertura oficial, eles deixam “dar-uma-espreitadela”, onde podes visitar o Stampede mais cedo para ver tudo o que vai acontecer antes de as multidões virem para o evento principal.
O Apocalipse 4 é como dar-uma-espreitadela! O trono é central para João e para o livro do Apocalipse. Ele menciona-o 47 vezes e refere-se a ele 77 vezes. Enquanto a maioria de nós se concentra nos selos, nas trombetas e nas taças, ou nos animais estranhos, nos cavalos e nas pragas, ou na besta e nos seus grupos de seguidores… João está focado no trono.
O trono é o ponto de origem, o palco central, a sala de comando do Céu e do Universo. Tudo o que acontece começa e acaba no trono. Alguém está sentado no trono e, por todo o lado, à sua volta há coisas estranhas, mas maravilhosas. João passa o capítulo inteiro a tentar explicar o que está a ver!
O que acho que precisamos entender de tudo isto é a majestade da cena e lembrar que há alguém a ocupar esse trono! O trono não está vazio, não é de quem quiser, o trono está ocupado… por Deus. Também temos de reparar que João não precisa subir ou descer para chegar à sala do trono. Não precisa ser transportado para um outro lugar ou tempo, simplesmente tem de se virar, onde está, em Patmos. A sala do trono esteve ali o tempo todo. O véu acabou de ser removido. Então, o Céu pode estar mais perto do que pensamos!
Mas hoje, talvez o que precisamos notar, acima de tudo, é a beleza da adoração espontânea. Todos os anciãos e os quatro seres vivos se curvam para adorar Aquele que está no trono. Não parece ser planeado, simplesmente acontece. É maravilhoso e rico, é totalmente focado em Deus, tanto em quem Deus é como no que Ele fez. É um sentimento tão profundo que mexe com todo o corpo. Os anciãos que antes estavam sentados, caem por terra! Digno e Santo é Aquele que se senta no trono!
Este é o nosso Deus! É aqui que as nossas orações são ouvidas, sempre que nos curvamos para adorar e orar juntos. Bem-vindos à sala do trono de Deus.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.