Ele Reina
Leitura bíblica
7 Ao mensageiro da igreja de Filadélfia, escreve: «Assim fala aquele que é santo, que é verdadeiro, que possui a chave do rei David, aquele que abre e ninguém pode fechar, aquele que fecha e ninguém pode abrir. 8 Eu bem conheço as tuas obras. Abri diante de ti uma porta que ninguém pode fechar, porque embora sejas fraco, conservaste a minha doutrina e não renegaste o meu nome. 9 Vou enviar-te alguns daqueles que pertencem à sinagoga de Satanás. Eles dizem que são judeus, mas não o são, pois mentem. Vou obrigá-los a ir ter contigo e a prostrar-se aos teus pés e perceberão que te amei. 10 Uma vez que te mantiveste fiel ao meu pedido de perseverança, também te hei de proteger na hora da provação que brevemente vai cair sobre toda a Humanidade para pôr à prova os habitantes da Terra.
11 Eu vou chegar dentro em breve. Guarda com firmeza aquilo que adquiriste para que ninguém te possa tirar a coroa da vitória. 12 Aquele que vencer há de ser para mim como uma coluna no templo do meu Deus, de onde não pode sair mais. Hei de escrever nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que vai descer do Céu de junto do meu Deus. Também hei de escrever nele o nome novo que eu tenho. 13 Quem tem ouvidos para ouvir preste atenção àquilo que o Espírito diz às igrejas.»
– Apocalipse 3:7-13 (BPT)
Devocional
Havia um concurso na televisão quando era mais nova que gostava de ver. Um dos jogos era escolher que porta abrir e que porta evitar. Se abrisses a porta certa, recebias um prémio. Mas se abrisses a porta errada, perdias o jogo.
A igreja em Filadélfia também tinha uma porta, mas a deles estava aberta e quem a segurava era o próprio Jesus! Fazes ideia que tipo de porta era? Acho que há duas possibilidades! Primeiro, acho que Jesus abre a porta da salvação. A igreja em Filadélfia era uma igreja cheia de esperança, mas também de provações e lutas. Ainda assim, estavam a fazer a diferença. Tinham entrado pela porta da salvação e, com perseverança, esperavam que a porta se mantivesse aberta para os seus amigos e familiares poderem entrar. Segundo, Jesus também abre a porta da oportunidade. Os cristãos de Filadélfia tiveram a oportunidade de fazer a diferença na sua cidade, de chamar as pessoas para o Reino de Deus e de ficar firmes em Jesus. Esta porta só seria fechada quando Jesus a fechasse. Assim, com perseverança, apesar de estarem exaustos e serem perseguidos, a igreja de Filadélfia manteve o seu caminho.
Que portas está Jesus a abrir para ti? É a porta da salvação? Ele está a chamar-te para dares o passo para lá da soleira e entrares no Seu reino? Para fazeres parte da Sua família, para seres amado, protegido e acarinhado por Jesus? Ou talvez Ele esteja a abrir-te a porta da oportunidade? Alguma coisa que queres experimentar, alguém com quem queres partilhar o Evangelho, um membro da tua família que precisa de conhecer Jesus?
Tal como a igreja em Filadélfia, todos nós precisamos de perseverança para continuar e seguir em frente. Precisamos aguentar a pressão da nossa sociedade, do nosso trabalho, e talvez até da nossa própria família e manter-nos firmes em Jesus. Precisamos procurar as portas que Jesus nos abre e precisamos de entrar nelas, sabendo que Ele está mesmo ao nosso lado.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.