Ele Reina
Leitura bíblica
Vi então um novo céu e uma nova Terra; de facto o primeiro céu e a primeira Terra desapareceram e o mar já não existe.
– Apocalipse 21:1 (BPT)
Devocional
Mesmo ao fundo da rua da nossa casa há um bonito jardim com uma velha mansão mesmo no meio. A mansão foi, em tempos, uma bela casa de um homem rico que se tinha instalado em Oeiras. Embora os jardins tenham sido mantidos, a mansão não foi. Ao longo dos anos, a casa que outrora era bela tornou-se um edifício abandonado, até perigoso de entrar. Mas, recentemente, houve mudanças. A casa, há muito negligenciada, está a ser renovada e restaurada à sua glória antiga. Neste momento, é tudo uma confusão! Não há telhado, não há janelas, não há muito de nada, exceto um esqueleto de paredes em tijolo. Mas já vi imagens de como será a mansão daqui a uns dois anos, quando finalmente for restaurada, e vai ter um aspeto incrível! Estão a planear mantê-la mais próxima da traça original, mas com todos os novos materiais e as melhores técnicas de construção. Por outras palavras, a nova casa parecerá a antiga, só que melhor, e a antiga será de facto uma parte da nova. Mal posso esperar para vê-la!
Em Apocalipse 21:1, João vê o novo Céu e a nova Terra. Quão espantoso será essa vista? O velho, diz ele, já passou. Mas penso que o que ele vê é exatamente como a casa que estou a ver a ser reconstruída. A velha não vai desaparecer, nem será destruída, será totalmente renovada. A nova será uma reconstrução da antiga e melhor construída. E será espantoso! A Terra na sua descrição de Génesis 1 e 2 parece bela e tranquila. Caminhar nos jardins, cuidar de todos os animais, desfrutar um do outro de forma completa e inocente, conversar com Deus no fresco do dia. Soa a algo espantoso. Mas a nova Terra é renovada, melhorada e nunca será corrompida. Pergunto-me se as cores serão mais brilhantes, os animais mais mansos e as conversas com Deus mais longas.
Uma coisa tenho a certeza, não haverá mar! De um ponto de vista português isto é um bocado triste. Nós somos pessoas do mar! Mas para as pessoas que estavam a ler o Apocalipse de João, o mar significava o caos. Tinham perdido entes queridos no mar, e não sabiam onde e se o mar tinha um fim. Portanto, o facto de não haver mar diante do trono de Deus significa que também não há caos, nenhum mistério, e nada a temer. Estamos a passar das trevas para a luz, do desespero para o foco da nossa esperança, entrámos no Céu e para o nosso descanso.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.