Ele Reina
Leitura bíblica
7 Passados mil anos, Satanás será solto da prisão. 8 Sairá para enganar as nações dos quatro cantos do mundo, para enganar Gog e Magog e reunir toda a gente para a batalha. São tão numerosos como a areia do mar. 9 Subiram a planície e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada, mas Deus enviou fogo do céu que os devorou. 10 O Diabo, que os tinha enganado, foi lançado no lago de fogo e de enxofre onde estão também a besta e o falso profeta. Hão de ser atormentados de dia e de noite para sempre.
– Apocalipse 20:7-10 (BPT)
Devocional
Lembro-me da primeira vez que vi o filme “O Senhor dos Anéis”, baseado no livro com o mesmo título de J.R.R. Tolkien. Eu estava sentada na beira do meu lugar, enquanto dois dos personagens principais estavam cada vez mais próximos de destruir o anel maligno, enquanto o resto da sua irmandade se preparava para combater as forças malignas de Sauron. No grande ecrã, era assustador ver todas as personagens malignas que saíam de Mordor por todos os lados, superando em muito o número do exército da “Irmandade do Anel” e que os cercavam no que certamente viria a ser a sua destruição. No momento em que a batalha está prestes a começar, a terra abre-se e engole o mal. E assim, sem mais nem menos, a batalha que nunca foi travada, acabou!
Esta é a cena em Apocalipse 20:7-10. Durante séculos Satanás e as suas forças malignas têm tentado combater Jesus atacando aqueles que Jesus mais ama, os seus seguidores. O diabo foi derrotado na cruz e está desesperado por ter mais uma oportunidade de tentar lutar contra Jesus e de vencer a batalha de volta. Sim, o diabo não lida bem com a derrota! Agora, João vê-o chamar a sua legião, todo o seu mal e todas as pessoas que ele enganou para rodear o povo de Deus e destruí-lo, o seu maior e derradeiro ato de violência. Mas isto não acaba como João esperava. Durante 20 capítulos, João preparou-se para ver uma batalha, houve sinais de aviso e ameaças e agora o exército está pronto e à espera. Mas exatamente quando é dado o grito de batalha, Deus terminou-a, com fogo do Céu. A grande batalha do Armagedão nunca é travada porque a guerra e todas as suas batalhas terminaram. E Jesus é vitorioso.
É feita a justiça final a Satanás e aos seus seguidores. Eles já não são uma ameaça para ninguém, o seu poder foi-lhes retirado e a sua influência destruída. Este é, para os seguidores de Jesus Cristo, um momento memorável.
Tu e eu nunca tivemos um único segundo na nossa vida em que Satanás e as suas forças malignas não tenham tentado atacar-nos, enganar-nos, manipular-nos e destruir-nos. Mas neste dia, o dia da batalha final que nunca é realmente travada, o mal é destruído e Jesus ainda reina!
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.