Ele Reina
Leitura bíblica
11 Depois vi um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. A Terra e o céu fugiram da sua presença e ninguém mais os viu. 12 Vi também todos os mortos, grandes e pequenos, que estavam de pé e diante do trono. Então abriram-se os livros e um outro livro foi aberto, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que está escrito nesses livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que possuía, a morte e o abismo entregaram também os seus mortos e cada um deles foi julgado segundo as suas obras. 14 A morte e o abismo foram lançados no lago de fogo. Este lago de fogo é a segunda morte. 15 E quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
– Apocalipse 20:11-15 (BPT)
Devocional
Ouvi o meu nome nos altifalantes: «Connie Main por favor dirija-se ao gabinete do Diretor». Eu tinha sete anos de idade e nunca tinha sido chamada ao gabinete do Diretor. Fiquei cheia de medo! O que é que eu tinha feito? Tentei pensar; na verdade, tentei perceber qual das minhas travessuras tinha sido descoberta. Caminhei pelo longo corredor que conduzia ao gabinete do Diretor. A secretária fez-me esperar antes de poder entrar, o que me deu mais tempo para pensar sobre o que eu tinha feito. Ela chamou-me para entrar e encontrar-me com o Diretor – cara a cara! Eu engoli em seco e entrei lentamente naquele grande escritório. Ele olhou para mim, e eu sabia que era o dia do julgamento, e que estava prestes a ser castigada por aquilo que eu pensava ter escondido tão bem!
Em Apocalipse, já estivemos várias vezes na sala do trono, mas desta vez é diferente. A única coisa que lá está é o trono e o que está sentado no trono. Não há anjos, nem criaturas, nem adoradores, nem mesmo arco-íris. Apenas o trono e o juiz. Este é um momento sombrio!
Apocalipse 20:11-15 é muito claro, TODOS vamos enfrentar o trono do julgamento. Todos teremos de dar conta do que fizemos. Jesus abrirá os livros sobre as nossas vidas e, ao ler sobre os nossos feitos, haverá partes boas – as coisas que fizemos bem, as pessoas que amamos e de quem cuidamos, e aquelas que ajudámos. Mas algumas delas serão más – nem sempre fizemos o que sabíamos que era certo; pecámos tanto deliberada como inconscientemente, e está tudo escrito. Podemos ser confortados com 1 João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de todo o mal”. E assim, quando Deus estiver a ler as nossas histórias, ele vai ver muitas páginas complicadas, mas partes enormes vão estar cobertas pelo sangue do Cordeiro. Todas aquelas coisas que confessámos e de que nos arrependemos não foram removidas… mas foram cobertas, e não serão usadas contra nós!
Mas há um aviso, para aqueles que não confessarem e que se recusam a seguir e servir Jesus. Os seus atos também estão escritos e também eles serão julgados. As páginas que são lidas não estão cobertas pelo sangue do Cordeiro, o que significa que quando o seu livro for fechado e o julgamento for feito, eles serão lançados para fora da sala do trono e para o lago de fogo.
No Dia do Julgamento, Deus vai olhar para todos nós e vai abrir os livros e perguntar-nos porque nos deve deixar entrar. Como iremos responder? Qual será o nosso argumento? Podemos tentar justificar-nos por quem somos e pelo que fizemos. Ou podemos olhar para Jesus e dizer que Jesus cobriu os nossos pecados e morreu para que pudéssemos viver. Só o Cordeiro nos dá o direito de entrar.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.