Ele Reina
Leitura bíblica
1 A seguir vi um anjo que descia do céu e na sua mão tinha a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Agarrou o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo ou Satanás, e prendeu-o por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, que depois fechou e selou, para não enganar mais as nações, até que se cumpram os mil anos. Depois deste período, deve ser solto durante algum tempo.
– Apocalipse 20:1-6 (BPT)
4 Vi também alguns tronos. Os que se sentaram neles receberam o poder de julgar. Vi ainda as almas daqueles a quem tinham cortado a cabeça por terem dado testemunho de Jesus e proclamado a palavra de Deus. São os que não adoraram a besta, nem a sua estátua, nem trouxeram na fronte ou na mão a sua marca e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Os outros mortos não voltaram à vida a não ser depois dos mil anos. Esta é a primeira ressurreição. 6 Felizes e santos os que tomam parte na primeira ressurreição. Sobre eles a segunda morte não tem qualquer poder. Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e hão de reinar com ele durante mil anos.
Devocional
É mais ou menos nesta altura do livro de Apocalipse que começo a ficar nervosa. É aqui que o nosso entendimento sobre o que João estava a ver e a ouvir é limitado. Alguns até chamaram Apocalipse 20:1-6 de “A Loucura do Milénio”! Poderíamos passar muitas horas juntos a descortinar todos os símbolos e as diversas teorias sobre o período de mil anos a que chamamos milénio. E apesar desta discussão ser excitante e interessante, eu vou limitar-me novamente àquilo que, espero, nos encoraje mais nestes seis versículos.
Independentemente do que pensas acerca do milénio, quase todos concordam com estes três factos. Primeiro, o melhor ainda está para vir! Esta é uma imagem de vitória para aqueles que se mantiveram firmes na sua fé. Em segundo lugar, o futuro pertence a Jesus. Ele está lá, com o Seu povo, reinando vitorioso. E terceiro, o futuro não está nas nossas mãos. Este é o plano de Deus a desenrolar-se diante dos olhos de João. Ele não pode pará-lo ou alterá-lo. Deus está no controlo!
John Stott sugere que há outras quatro coisas com as quais todas as teorias deveriam concordar, mas nem sempre o fazem. Primeiro, os mil anos são um símbolo e não uma estatística. No livro de Apocalipse, os números são símbolos, então os mil anos também são um símbolo. Em segundo lugar, Jesus não se tornará Rei, Jesus é Rei! Terceiro, a Igreja não é uma vítima indefesa. Se Jesus é rei e nós reinamos com Ele, então não estamos à mercê dos meios de comunicação social, do governo ou do mundo. Não somos vítimas, mas vencedores! E quarto, o Evangelho muda as coisas. As Boas Novas de Jesus Cristo mudam vidas porque realmente são boas notícias. Todas estas pessoas que estão a reinar com Jesus ouviram o evangelho de Jesus, creram nele e seguiram-No. Não só as suas vidas foram mudadas para sempre, como também a sua eternidade.
Existem coisas muito mais assustadoras do que ser um mártir. O restante do capítulo 20 explicará algumas delas. Mas estes seis versículos mostram-nos a esperança que temos em permanecer firmes, manter a nossa fé e não ter medo. O nosso Rei reina!
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.