Ele Reina
Leitura bíblica
8 Ao mensageiro da igreja de Esmirna, escreve: «Assim fala aquele que é o Primeiro e o Último, aquele que morreu mas ressuscitou. 9 Eu sei que tens sido perseguido e que és pobre, mas, na verdade, és rico. Sei que aqueles que se dizem judeus têm espalhado calúnias contra ti. Eles não são judeus, mas sim uma sinagoga de Satanás. 10 Não tenhas medo do que hás de sofrer. O Diabo vai lançar alguns de vós na prisão para serem postos à prova e hão de sofrer tribulações durante dez dias. Mantém-te fiel, mesmo que seja preciso morrer, que eu te darei a coroa da vida eterna em recompensa.
11 Quem tem ouvidos para ouvir preste atenção àquilo que o Espírito diz às igrejas. Os que vencerem não serão castigados com a segunda morte.»
– Apocalipse 2:8-11 (BPT)
Devocional
Caminha no centro de qualquer grande cidade do mundo e de certeza vais encontrar pessoas sem-abrigo. Sentam-se em caixas de cartão, encostados a edifícios, com os olhos meio fechados, com o cabelo, roupa e corpo por lavar durante dias ou semanas. É frequente terem um pequeno cartaz onde pedem dinheiro, apenas uma moeda ou duas para os ajudar a comprar alguma coisa para comer ao fim do dia. Às vezes, olham para as pessoas que passam, mas acho que já nem esperam que alguém note a sua presença. Há muito que se misturam com o fundo, tornam-se uma parte de um cenário triste de que nenhum turista tira fotografias.
Agora imagina que te aproximas de um sem-abrigo e dizes: “Meu amigo, tu és tão afortunado, és tão abençoado! Nunca vi ninguém tão rico como tu! Tu és o maior exemplo do que significa ser uma pessoa verdadeiramente honrada. Sim, tu sofreste, mas não te preocupes, estás prestes a sofrer muito mais.” Não consigo imaginar que receba bem ou sequer acredite no que lhe dizes. A pessoa sem-abrigo ia provavelmente pensar que eras louco! “Rico? Acho que é bem claro que eu sou pobre!” “Uma pessoa honrada? Mas conheces-me de algum lado?” “Vou sofrer mais? Nem me parece que isso seja possível!” “Agora vai-te embora!” Pelo menos, é desta maneira que eu imagino que a conversa aconteça.
Mas esta é a mensagem que Jesus tem para a igreja em Esmirna. Eles eram uma igreja pobre e em dificuldades. Tinham sido caluniados, ostracizados, empurrados para longe e postos fora. Alguns tinham ido parar à prisão pela sua fé, outros tinham morrido. Eles foram apanhados entre viver no reino de Deus e ser esmagados pelo reino do mundo.
Mas Jesus chama-os de ricos, diz-lhes para serem corajosos, e Ele lembra-lhes que serão vitoriosos. Se não houvesse mais nada para além desta vida, então a igreja de Esmirna estava em apuros. Mas Jesus chamou-os para olharem para lá das suas circunstâncias e fixarem os olhos na meta, onde Ele estaria à espera deles… para confortá-los, para limpar as suas lágrimas e dar-lhes uma coroa.
Se hoje te sentires pobre ou abusado, empurrado de um lado para o outro ou posto fora, se sentes que ninguém repara em ti ou talvez estejas a receber muita atenção por causa da tua fé… Espera! Aguenta firme. És mais rico do que pensas; estás mais seguro do que imaginas; e a tua recompensa será mais incrível do que podes esperar ou sonhar. Tu verás Jesus!
E se hoje estás na cidade e vires uma pessoa sem-abrigo, lembra-te de quão parecido tu és. Mostra-lhe compaixão, ajuda-a a sentir-se rica, segura e esperançosa.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.