Ele Reina
Leitura bíblica
1 Ao mensageiro da igreja de Éfeso, escreve: «Assim diz o que tem as sete estrelas na mão direita, o que caminha no meio dos sete castiçais de ouro: 2 Eu conheço bem as tuas obras, os teus sacrifícios e quanta paciência tens tido. Sei que não suportas os maus e que puseste à prova os que se dizem apóstolos, e sei que descobriste a sua mentira. 3 Tens sido perseverante, tens sofrido por minha causa e não perdeste a coragem.
4 Mas tenho uma coisa contra ti: é que já não tens amor como no princípio. 5 Lembra-te pois de que alturas te deixaste cair. Arrepende-te e vive como vivias no princípio. De contrário, se não te arrependeres, virei ter contigo e hei de retirar o teu castiçal do seu lugar.
6 No entanto, há uma coisa a teu favor: é que, como eu, também detestas aquilo que fazem os nicolaítas.
7 Quem tem ouvidos para ouvir, preste atenção àquilo que o Espírito diz às igrejas. Aos que vencerem hei de dar-lhes a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.»
– Apocalipse 2:1-7 (BPT)
Devocional
Já alguma vez te apaixonaste? Lembras-te daquela sensação de aperto no teu estômago, e da forma como o teu coração voava só de pensar na pessoa? Lembras-te de tentar descobrir qual era a comida que mais gostava, a sua cor favorita e o seu perfume preferido? Lembras-te de como eram divertidos os preparativos para se encontrarem juntos, comer, caminhar ou ver um filme juntos? Lembras-te das coisas malucas que fizeste simplesmente porque amavas essa pessoa? Talvez aquelas comidas que nunca pensaste que ias tentar. Talvez quando subiram uma montanha juntos, mesmo quando tinhas medo de alturas. Todos nós fizemos coisas por amor, algumas delas nobres, muitas delas loucas!
Com o tempo, o nosso amor tende a mudar. Em relacionamentos maduros o amor aprofunda-se e move-se para diferentes áreas do nosso coração. Manifesta-se numa nova vida e uma família começa. Sabemos que este amor deve ser cuidado porque se as coisas são deixadas sem vigilância começam a murchar e eventualmente secam. Talvez fiquemos juntos como um casal para o bem da família, mas torna-se mais uma rotina do que uma convicção. Fazemos as coisas certas, mas não fazemos as coisas da forma certa! Abraçamo-nos, falamos das nossas finanças, certificamo-nos de que as crianças estão bem, mas não temos zelo, não temos paixão, não temos visão real nem interesse para onde isto vai.
Foi exatamente isto que aconteceu à Igreja em Éfeso e que pode acontecer a qualquer igreja no mundo, incluindo a nossa. Começamos de forma tão apaixonada e terminamos tão cansados. Temos programas fantásticos, excelente pregação, música incrível, mas já não sabemos porque o estamos a fazer. Gostamos da nossa igreja, mas perdemos o nosso amor por Jesus.
E por isso temos de nos lembrar. Temos de rever os álbuns de fotografias e falar sobre as histórias de quando nos conhecemos. Recordamos um ao outro de como era divertido estarmos juntos, partilharmos a vida e os sonhos juntos. Decidimos amar novamente, apaixonadamente. Da mesma maneira, precisamos de nos lembrar de Jesus e aprender a amá-lo de novo. Quando temos paixão por Jesus e sabemos porque estamos a fazer o que estamos a fazer, podemos não só ficar de pé, mas superar qualquer coisa que este mundo nos atire!
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.