Devocional Apocalipse 18:1-10

capa Devocional Apocalipse
Devocional Apocalipse
Devocional Apocalipse 18:1-10
A carregar
/

Ele Reina

Leitura bíblica

1 Depois disto, vi outro anjo que descia do céu, com grande poder. E o seu esplendor iluminou a Terra. 2 Gritou com voz forte:
«A grande Babilónia já caiu, já caiu por terra!
Tornou-se habitação dos demónios,
refúgio de todos os espíritos impuros,
refúgio de todas as aves impuras,
refúgio de todos os animais impuros e desprezíveis.
3 É que ela embriagou todas as nações
com o vinho da sua imoralidade desenfreada.
Os reis da Terra cometeram imoralidades com ela,
e os comerciantes da Terra tornaram-se ricos com o seu luxo desmedido.»
4 Ouvi outra voz do céu que dizia:
«Meu povo, sai desta cidade,
para não participares nos seus pecados,
nem receberes os seus castigos.
5 Deus lembrou-se dos seus crimes
porque os seus pecados chegaram até ao Céu.
6 Paguem-lhe com a mesma moeda.
Retribuam-lhe a dobrar o mal que ela fez.
Deem-lhe a beber o dobro da taça que ela deu a beber aos outros.
7 Façam-na passar tormentos e dores
na medida das suas vaidades e dos seus luxos.
Ela costumava gabar-se:
“Estou sentada num trono como uma rainha,
não sou viúva nem hei de conhecer luto!”
8 Por isso receberá num só dia todos os castigos:
a morte, o luto e a fome,
e será abrasada pelo fogo,
porque é forte o Senhor Deus que a condenou.»
9 Os reis da Terra que cometeram com ela imoralidades ou viveram no luxo hão de chorar e bater no peito quando virem o fumo do incêndio em que ela arde. 10 Ficarão imóveis à distância, com medo do seu tormento e hão de exclamar:
«Ai, ai da grande cidade!
Da Babilónia, a cidade poderosa!
Bastou uma hora para o teu julgamento!»

Apocalipse 18:1-10 (BPT)


Devocional

Chegámos a um capítulo onde precisamos de compreender os símbolos antes de podermos falar sobre o que se está a passar. Quando pensamos na Babilónia, pensamos sobretudo na sociedade antiga que era dirigida por Nabucodonosor. A antiga Babilónia era o inimigo, não só de Israel, mas de quase todas as outras regiões do mundo conhecido. A Babilónia era poderosa, violenta, dominante e rica. Consumia outras sociedades pela conquista, mas, uma vez dentro, o povo viu o perigo real da Babilónia! Era bela! A Babilónia tinha tudo o que se podia imaginar e querer. Era luxuosa, permissiva e lucrativa. Quem não queria viver na Babilónia?

João conhecia o seu passado cultural. Lembrou-se de como a Babilónia tinha conquistado Jerusalém, tinha tomado o melhor de tudo e de todos, e tinha-os tornado seus. João compreendeu que a Babilónia que viu à sua frente no capítulo 18 não era a antiga Babilónia, mas uma outra Babilónia… uma que se parecia muito com Roma. Na verdade, a Babilónia é cada cidade ou cultura que demonstra estas sete qualidades: deixa Deus de fora e promove todo o tipo de sexualidade, injustiça, consumismo, violência, engano e idolatria.  O que João começou a compreender é que cada geração tem a sua Babilónia, e é tão destrutiva, cruel, e anti-Cristo como a antiga Babilónia.

Compreendes agora porque é tão difícil ser um discípulo nos dias de hoje? Estamos constantemente sob pressão da Babilónia. Estamos debaixo desta pressão quando estudamos ou quando somos entretidos, e trabalhamos em empresas, hospitais e escolas da Babilónia. E não és só tu e eu… ela cavalga nas águas, nos povos e nações… o mundo está a viver a Babilónia! Não podemos escapar à Babilónia… mas Jesus queria que João e as igrejas compreendessem que embora não possamos escapar à Babilónia… não temos de viver a cultura babilónica!

Jesus diz a João: ‘não percamos a esperança, a Babilónia está a cair… e quando começar a cair, cairá rapidamente. Ela pode parecer estável e forte, mas é uma ilusão’. Portanto, nas palavras que saíram do céu “saiam dela, meu povo…”. Não é para sair literalmente, até porque não podemos, se a Babilónia está por toda a parte. Mas podemos deixar para trás a corrupção, a sedução, as mentiras e a violência. Podemos viver de forma diferente porque, embora vivamos na Babilónia, não somos cidadãos da Babilónia. Pertencemos a um reino diferente cujo Rei é um de beleza, pureza, honestidade, de amor e misericórdia. Assim, embora possamos viver na Babilónia, vamos mostrar à nossa sociedade como viver de forma diferente, demonstrando mais amor, compaixão, graça, verdade e santidade.

Connie Main Duarte


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.

Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Apocalipse</strong> Devocionais em PT

<strong>Revelation</strong> Devotionals in EN