Ele Reina
Leitura bíblica
1 Vi no céu um outro grande e maravilhoso sinal: eram sete anjos que levavam sete castigos. Estes são os últimos castigos com os quais a ira de Deus chega ao seu fim.
– Apocalipse 15 (BPT)
2 Vi também uma espécie de mar de vidro transparente misturado com fogo. Junto do mar de vidro, estavam de pé os que tinham vencido a besta, a sua estátua e o número que corresponde ao seu nome. Estes tinham as harpas de Deus 3 e entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro:
«Grandes e admiráveis são as tuas obras
Senhor Deus todo-poderoso!
Os teus caminhos são justos e verdadeiros,
ó rei das nações!
4 Quem não te temerá, Senhor?
Quem não glorificará o teu nome?
Só tu és santo!
Todas as nações hão de vir
prostrar-se diante de ti,
pois as tuas sentenças justas estão à vista de todos.»
5 Depois vi que o santuário que contém a tenda da presença de Deus se abriu no Céu. 6 Do santuário saíram então os sete anjos com os sete castigos. Estavam vestidos de linho puro e brilhante e tinham faixas douradas à volta do peito.
7 Um dos quatro seres vivos deu aos sete anjos sete taças de ouro cheias da ira de Deus, o que vive por todo o sempre. 8 E o santuário ficou cheio do fumo da glória de Deus e do seu poder. Ninguém podia lá entrar sem que primeiro se cumprissem os sete castigos dos sete anjos.
Devocional
Se alguma vez fizeste treino de força com pesos, sabes que é típico fazer levantamentos com os halteres em três conjuntos de dez repetições. Os primeiros dez levantamentos, normalmente, são fáceis. No segundo conjunto, é quando se começa a sentir algum cansaço nos músculos. Mas no terceiro e último conjunto, durante os primeiros cinco levantamentos, tudo começa a abanar. Perguntas-te se vais conseguir levantar o peso pelo menos mais uma vez. Os teus músculos dizem para parar, porque foste longe demais, mas o teu cérebro ainda diz aos teus músculos para continuar e fazer mais um levantamento. Quando consegues fazer a repetição número 6, de repente, já te sentes melhor! Já passaste a marca da metade do objetivo, e de certeza vais conseguir levantar o peso mais quatro vezes. O fim está tão próximo, que chegas à conclusão que vais conseguir!
Foi assim que João se deve ter sentido quando viu outro sinal maravilhoso e se apercebeu que no final destas últimas sete pragas, a ira de Deus chegaria ao fim. Tem sido muito para o João absorver. Ele experienciou momentos incríveis de adoração, esteve frente a frente com o Cordeiro, viu os propósitos celestiais da história, e assistiu ao sofrimento humano e à rebelião. Ele deve-se ter perguntado quanto mais ainda teria de ver, e talvez só quisesse parar, não ver mais nada e voltar à sua vida simples na prisão em Patmos. Mas agora ele compreende que o pior está quase a acabar.
Neste momento, poderíamos pensar que haveria silêncio, mas não é isso que João vê e ouve. Mais uma vez, João é recebido num concerto de adoração, onde é explicado que tudo o que aconteceu e que vai acontecer é porque o Senhor é justo, verdadeiro e santo. Tudo o que o Cordeiro fez foi feito por justiça e não por vingança.
Podes sentir-te cansado de permanecer firme na tua fé. Podes sentir-te magoado e ter cicatrizes da perseguição. Mas não tenhas medo e não desistas. O Cordeiro agiu com retidão e em breve o seu trabalho estará completo. Tudo o que está a acontecer está a prosseguir no caminho da sua conclusão, e então poderemos descansar e juntar-nos ao cântico de adoração da eternidade – o Cordeiro é justo, verdadeiro e santo!
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.