Ele Reina
Leitura bíblica
1 Na visão apareceu o Cordeiro que estava de pé sobre o Monte Sião. Com ele estavam cento e quarenta e quatro mil pessoas que tinham na fronte o nome do Cordeiro e o do seu Pai.
– Apocalipse 14:1-5 (BPT)
2 Ouvi também uma voz que vinha do céu, como se fosse o ruído duma grande cascata ou o estrondo dum forte trovão. Mas a voz que eu ouvia era como a música dos tocadores de harpa. 3 Os cento e quarenta e quatro mil cantavam um cântico novo diante do trono de Deus, diante dos quatro seres vivos e dos anciãos. Ninguém podia aprender aquele cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que tinham sido resgatados da terra. 4 Estes são os que não se mancharam com mulheres, pois são virgens. Eles seguem o Cordeiro para toda a parte. Foram resgatados por Deus entre os homens, os primeiros oferecidos a Deus e ao Cordeiro. 5 Nos seus lábios não há mentira. Eles são íntegros.
Devocional
Dizem-me frequentemente, por aqueles que conhecem bem a minha família, que eu sou como o meu pai. Não me pareço com ele, mas sou muito parecida em personalidade e carácter. Todos somos como alguém. Tornamo-nos semelhantes a alguém, observando-os, passando tempo com eles, e imitando-os. Tornamo-nos seus discípulos e eles, o nosso professor.
Portanto, a questão que temos de nos colocar não é se “vou ser um discípulo?” Nós somos todos discípulos! Todos nós seguimos alguém ou alguma ideologia. A verdadeira questão é “de quem serei eu discípulo?”
João está na sala do trono com a grande multidão do capítulo 5. Estes são os discípulos de Jesus, todos os que se recusaram a seguir alguém ou alguma coisa para além do Cordeiro. Dedicaram as suas vidas ao Cordeiro e agora, são mesmo parecidos com Ele! Há algumas coisas que aprendemos sobre esta multidão que nos inspiram enquanto seguimos e imitamos Jesus.
O povo do Cordeiro já não é dono de si mesmo (v.1).
Eles reconhecem que foram comprados por um preço e que pertencem ao Cordeiro. Têm o nome de Deus e o nome do Cordeiro escrito na sua testa. Eles têm o Seu carácter.
O povo do Cordeiro é uma oferenda, um sacrifício a Deus (v.3).
Sermos as primeiras oferendas, é uma forma de dizer “Tudo isto é Teu.” “És Tu que o fizeste acontecer. És o dono de tudo: a minha família, o meu trabalho, a minha escola, o meu ministério, os meus desejos, tudo.”
O povo do Cordeiro é puro e imaculado.
Eles estão noivos do Cordeiro.
Eles mantêm-se puros (v.4).
Eles são pessoas de integridade (v.5).
Aqui, as palavras não são usadas como sinónimo de perfeição! Nenhum de nós é perfeito. O significado é o de quem “anda com integridade”.
Eles são seguidores (v 4).
Eles não questionam o plano de Jesus e não insistem no seu próprio caminho. O apelo de Jesus sempre foi: “vem e segue-me”. Ao seguirmos, lembramo-nos que nos tornaremos como quem seguimos. O povo do Cordeiro é tão parecido com Ele. Eles têm o Seu selo, e têm o Seu nome!
Então, uma última vez, pergunta-te hoje: “De quem sou eu discípulo? De quem é o nome escrito na minha testa. Serei eu igual ao meu Pai?”
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.