Ele Reina
Leitura bíblica
13 Quando o dragão viu que tinha sido atirado para a Terra, começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 14 Mas foram dadas à mulher as duas asas de águia real, para voar para o seu lugar de refúgio, no deserto, onde ia ser alimentada durante três anos e meio, longe da serpente. 15 A serpente vomitou da sua boca um rio de água contra a mulher, para que o rio a engolisse. 16 Mas a terra veio em ajuda da mulher: abriu a sua boca e engoliu a água que o dragão tinha vomitado. 17 O dragão ficou enfurecido contra a mulher e por isso foi combater o resto da sua descendência, aqueles que guardam os mandamentos de Deus e se mantêm fiéis a Jesus.
– Apocalipse 12:13-18 (BPT)
18 E o dragão parou à beira do mar.
Devocional
Talvez te estejas a perguntar porque é que as coisas são tão difíceis? Se, como a ciência nos tenta convencer, estamos a evoluir como humanos, porque é que continuamos a ser tão violentos? Porque continuamos a cometer os mesmos erros, geração após geração? Porque é que ser cristão é tão difícil? Se o Evangelho é uma notícia tão boa, porque não há mais pessoas a aceitarem-no? Se Jesus foi vitorioso, porque é que o maligno não parece entender isso?
A Igreja no tempo de João tinha exatamente as mesmas perguntas! Enfrentavam uma sociedade opressiva que parecia cada vez mais violenta para com eles. Era difícil encontrar um emprego como cristão. Não havia realmente maneira de “permanecer seguro” a viver sob o reinado de Domiciano. Sempre que a Igreja tentava mostrar as boas novas na sua sociedade, eram perseguidos e mortos. Também eles se perguntavam: porquê?
Jesus mostra a João, nos últimos quatro versículos do capítulo 12, a razão. Satanás foi derrotado, mas ainda não completamente. E ele está muito, muito zangado! Ele não gostou do que aconteceu na cruz e gostou ainda menos quando Jesus ressuscitou. Então, ele soube que os seus dias estavam contados. Mas na sua mente, ele só perdeu uma batalha, não a guerra (a propósito, ele está errado). Agora ele está a tentar marcar pontos, para empatar o resultado com Jesus, mas ele sabe que é impotente contra o Cordeiro. No entanto, ele não é impotente contra o povo do Cordeiro. Portanto, ele está a usar toda a sua astúcia, toda a sua raiva, todo o seu ódio para ferir o Cordeiro, ferindo aqueles que o Cordeiro mais ama, o Seu povo, a Igreja.
Não nos são dados muitos mais detalhes do que isso, apenas que Satanás, o dragão, virou a sua luta para aqueles que mantêm firme o seu testemunho sobre Jesus. Então, é por isso que é difícil. Há uma batalha em curso, embora, para ser honesta, a guerra já tenha sido ganha. Satanás tentará o seu melhor para derrotar o povo do Cordeiro, mas Jesus dá-nos a força e a armadura para nos mantermos firmes e não sermos abalados. Mantém-te firme, o grande resgate já começou e em breve a vitória estará completa!
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.