Ele Reina
Leitura bíblica
1 Foi visto no céu um sinal extraordinário: era uma mulher, vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. 2 Estava grávida e quase a dar à luz. Por isso gritava com dores de parto.
– Apocalipse 12:1-9 (BPT)
3 Depois foi visto no céu outro sinal. Era um grande dragão de fogo vermelho com sete cabeças e dez chifres e uma coroa em cada cabeça. 4 Com a cauda varreu uma terça parte das estrelas do céu e atirou-as para a Terra. Colocou-se diante da mulher que ia dar à luz, para lhe devorar o filho logo que nascesse. 5 Ela deu à luz um menino, destinado a governar todas as nações com um bastão de ferro. Mas tiraram-lhe o filho e levaram-no para junto de Deus e do seu trono. 6 A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que Deus lhe tinha preparado, a fim de aí ser alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
7 Foi então que no céu se deu uma batalha. Miguel e os seus anjos declararam guerra ao dragão e, por sua vez, o dragão e os seus anjos responderam, 8 mas foram vencidos e desapareceram do céu definitivamente. 9 O grande dragão foi esmagado. Ele é a antiga serpente, aquele a quem chamam Diabo e Satanás, o sedutor de toda a gente. Ele e os seus anjos foram atirados para a Terra.
Devocional
Gosto do fim de um bom filme de suspense, quando todas as peças finalmente se encaixam no lugar e toda a confusão das últimas duas horas é respondida. Ao mesmo tempo, gosto de tentar perceber o que se passa, juntar as peças e esperar para ver se estou certa ou se não percebi nada.
É isto que está a acontecer com João. Ele está a viver este suspense chamado vida e ele sabe que é apenas uma pequena parte dela. A história começou há muito tempo e podem faltar muitos anos para acabar. Foi-lhe dada uma visão do fim, para ver como todas as peças vão encaixar. E no capítulo 12 foram-lhe dadas imagens do passado que o ajudam, e a nós, a compreender a realidade presente, o que nos dá esperança e segurança para o futuro.
Esta é uma lição de história dos acontecimentos terrenos, numa perspetiva celestial. Esta é a versão de como de facto foi visto o nascimento e ministério de Jesus a partir do Céu!
A guerra no Céu teve início com o nascimento de Jesus, continuou durante todo o Seu ministério, e finalmente parou com a Sua morte e ressurreição. Todo o Céu lutou contra o dragão e os seus anjos e foi aqui que a guerra terminou porque Jesus foi vitorioso, e o dragão foi derrotado.
Nem sempre nos lembramos que o Céu venceu. A vida é muitas vezes difícil, e vemos o mal à nossa volta, por todo o lado. Mas a realidade é que Jesus é vitorioso, e o poder do mal é limitado e será de curta duração. Podemos ter a certeza de que todo o mal será cabalmente tratado. Podemos superá-lo porque estamos a salvo, atrás do Cordeiro que ganhou a nossa salvação, e agora no-la oferece.
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.