Devocional Apocalipse 11:1-14

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Devocional Apocalipse
Devocional Apocalipse 11:1-14
A carregar
/

Ele Reina

Leitura bíblica

1 Depois foi-me entregue uma régua semelhante a uma vara e disseram-me: «Levanta-te e vai medir o templo de Deus e o altar e conta aqueles que lá prestam culto. 2 Mas deixa de lado e não meças o recinto exterior do templo, pois foi entregue às nações pagãs que hão de calcar aos pés a cidade santa durante quarenta e dois meses. 3 E hei de enviar as minhas duas testemunhas, vestidas de luto, que hão de profetizar durante estes mil duzentos e sessenta dias.»
4 Estas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão na presença do Senhor da Terra. 5 Se alguém lhes quiser fazer mal, saiba que da boca deles sairá fogo para destruir os seus inimigos e se alguém tentar fazer-lhes mal morrerão da mesma maneira.
6 Eles têm poder para fechar o céu, de maneira que não chova durante o tempo da sua pregação. Têm também poder para transformar a água em sangue e para castigar a Terra com toda a espécie de castigos, sempre que assim o desejarem.
7 Quando acabarem a sua pregação, a besta que sai do Abismo há de atacá-los, vencê-los e matá-los. 8 Os seus cadáveres ficarão nas ruas da grande cidade que simbolicamente se chama Sodoma e Egito, onde também o Senhor deles foi crucificado.
9 Durante três dias e meio, gente de todos os povos, raças, línguas e nações verão os seus cadáveres e não deixarão que os sepultem. 10 Os habitantes da Terra ficarão contentes com a morte destas duas testemunhas. Sentirão alegria e enviarão presentes uns aos outros, porque estes dois profetas os tinham feito sofrer muito.
11 Mas ao fim de três dias e meio, o sopro da vida que vem de Deus entrou neles e puseram-se de pé, e o terror apoderou-se de quantos os contemplaram. 12 Ouviram então uma voz forte que vinha do céu e lhes disse: «Subam até aqui!» E eles subiram ao céu numa nuvem, à vista dos seus inimigos.
13 Naquele momento houve um grande terramoto. Uma décima parte da cidade foi destruída e sete mil pessoas morreram no terramoto. Os sobreviventes ficaram cheios de medo e glorificaram o Deus do Céu.
14 Assim passou o segundo castigo. Mas o terceiro já está a chegar.


Devocional

Eu costumava pensar que a igreja era um lugar seguro. Um lugar onde cantávamos agradáveis canções, ouvíamos belas histórias e nos reuníamos com os nossos amigos. Não me interpretes mal, ainda amo a Igreja, e amo a minha família da Igreja, mas agora compreendo que a Igreja não é um lugar seguro… é um bom lugar, mas não é seguro! Por causa do que a Igreja é chamada a fazer, será perseguida até à morte. De facto, vai parecer que a Igreja morreu, mas a realidade é que nada a pode derrotar!

João vê uma história desenrolar-se diante dos seus olhos, a história da Igreja e o seu papel na sociedade. As duas testemunhas que João vê estão a profetizar. Talvez estejam a fazer avisos ou talvez estejam a repreender o mal que as rodeia. Talvez a sua mensagem inclua também um apelo ao arrependimento, para se voltarem para o Cordeiro antes que seja tarde demais. As testemunhas gritam a sua mensagem até a sociedade à sua volta já não aguentar mais, e as atacar e matar.

Eu gostava de pensar que quando as últimas testemunhas da Verdade forem destruídas, o mundo as vai lamentar. Mas João vê uma imagem diferente. Ele vê que o mundo celebra. Eles pensam que puseram fim à culpa porque não haverá mais nenhum repto para mudar, para ser e fazer melhor. Durante algum tempo, o mundo continua a girar, o mal continua a crescer e a esperança parece ter chegado ao fim.

Nós, a Igreja, somos as duas testemunhas e temos um papel importante a desempenhar na sociedade. A Igreja precisa de falar sempre a verdade, e de a dizer com amor! A Igreja precisa de permanecer firme na defesa dos fracos e dos desamparados, no apoio àqueles que são oprimidos e no apelo à justiça. A Igreja precisa apelar à beleza, à pureza, à dignidade, ao arrependimento e, claro, à Verdade. Todas estas mensagens são irritantes para um mundo que deseja seguir o seu próprio caminho e satisfazer todos os seus desejos e caprichos. Mas a Igreja deve permanecer firme, mesmo até à morte, se necessário. O que, como João viu, é uma situação temporária.

Portanto, Igreja, assume a tua posição em amor. Sê corajosa, fala a Verdade e fala a Justiça. Não tenhas medo, pois embora o mundo possa não gostar da nossa mensagem, ela é uma mensagem que as pessoas precisam desesperadamente de ouvir!

Connie Main Duarte


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.

Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Apocalipse</strong> Devocionais em PT

<strong>Revelation</strong> Devotionals in EN