Ele Reina
Leitura bíblica
Eis que ele vem com as nuvens. Toda a gente o verá, até mesmo os que o mataram. Todos os povos da Terra se lamentarão por ele. Assim há de ser! Ámen!
– Apocalipse 1:7 (BPT)
Devocional
Vivemos num mundo acelerado. As coisas passam por nós a grande velocidade e nós já nem notamos. Os carros são construídos para serem melhores e mais rápidos, a Internet é transmitida à velocidade da luz, e nós já ficamos impacientes quando o micro-ondas demora dois minutos a aquecer a refeição!
Podemos ansiar por vidas mais sossegadas, mas a forma como consumimos velocidade conta uma história diferente. Estamos tão habituados a coisas rápidas que qualquer coisa lenta nos deixa frustrados. Queremos ver o mundo, mas vivemos como se nem tivéssemos tempo para olhar. Mas, e se tivéssemos? Como seria se pudéssemos simplesmente parar e olhar? O que iríamos ver?
Conseguiríamos ver as muitas cores dos oceanos – todos os azuis, os verdes e os cinzentos? Veríamos os padrões das ondas e as obras de arte que elas deixam na areia quando voltam à origem? Conseguiríamos ver a vastidão do céu? Reconheceríamos as aves que voam bem alto, por cima de nós? E os nomes das várias nuvens que passam, e das estrelas que vemos no céu noturno? Conseguiríamos ver pessoas e não somente uma mancha de cor que passa por nós? Conseguiríamos dizer a cor dos seus olhos, ou se pareciam felizes ou tristes?
Para ver, para ver de facto, tu tens de parar. Precisas de deixar que os teus olhos se ajustem e se foquem, para se fixarem nas subtilezas da cor e da luz, dos humores e dos sentimentos. É frequente pensarmos que não temos tempo para fazer estas coisas – há tanta coisa para fazer, e o tempo voa! Mas espera! Para! Vê!
Isto foi o que Jesus disse a João: “Vê.” Uma e outra vez ao longo do livro de Apocalipse é-nos dito para “ver”. Como vamos conseguir ver se nunca olhamos? Como vamos conseguir compreender se nunca paramos, olhamos e vemos? Acontece tanta coisa à nossa volta e isso não vai mudar. Nós não vamos estar menos ocupados ou andar mais devagar a menos que tomemos essa decisão.
Por isso, hoje, ouve as palavras que Jesus disse a João e às Suas igrejas: “Vê, eu virei muito em breve.” Um dia, quando olharmos, vamos descobrir que Ele não vem porque já está cá! O mundo pode andar acelerado, mas não te esqueças de abrandar, de olhar à tua volta e de refletir profundamente no que tu vês e ouves. Vê!
– Connie Main Duarte
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.
Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.