Devocional Apocalipse 1:13-16

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Devocional Apocalipse
Devocional Apocalipse 1:13-16
A carregar
/

Ele Reina

Leitura bíblica

13 E no meio dos castiçais estava alguém semelhante ao Filho do Homem vestido até aos pés com uma túnica comprida e uma faixa dourada à volta do peito. 14 A sua cabeça e os seus cabelos eram brancos como a lã ou como a neve e os seus olhos eram ardentes como o fogo. 15 Os seus pés brilhavam como bronze fundido na fornalha e a sua voz era como o ruído das grandes cascatas. 16 Na sua mão direita tinha sete estrelas; da sua boca saía uma espada de dois gumes muito afiada e o seu rosto brilhava como o sol do meio-dia.

Apocalipse 1:13-16 (BPT)


Devocional

Cresci a ouvir todas as histórias sobre Jesus, todos os milagres que ele fez, as parábolas que Ele contou, como morreu e ressuscitou por mim. Ele era o pregador manso, o bom professor, o fazedor de milagres, o pastor amoroso, o servo sofredor e, no fim, o Senhor ressuscitado. Eu até tinha uma foto de Jesus que a minha avó me deu. Estava numa pequena moldura e Jesus tinha um aspeto bastante sueco, com cabelo comprido bem escovado, a cara com pele lisa e uma barba perfeitamente aparada. Ele estava a olhar na direção de alguma coisa mais acima e tudo à sua volta resplandecia. Agora chamo a este Jesus da minha infância o “Jesus seguro”!

E enquanto o “Jesus seguro” pode confortar uma menina enquanto se deita para dormir, o “Jesus seguro” não parece muito útil para o mundo inseguro em que vivemos. Todos os dias enfrentamos os perigos da nossa sociedade secular que tenta silenciar a nossa voz. Lutamos contra as tentações de uma sociedade capitalista, baseada no consumidor, que nos drena da nossa humanidade, ao mesmo tempo que nos tenta convencer de que isto é tudo o que há para ser humano! Os nossos desejos são estimulados por um constante bombardeamento de publicidade, sexualidade e uma vida fácil. As nossas igrejas enchem-se de grande entretenimento, mas com cada vez menos substância. Para nos mantermos firmes e corrermos bem a nossa corrida, precisamos de mais do que o “Jesus seguro”, precisamos do Rei dos reis e do Senhor dos senhores.

Era disso que as primeiras igrejas também precisavam. Era disso que João precisava. E quando se virou naquele dia para ver aquele que falou com ele, não viu o “Jesus seguro”. Ele viu Jesus na sua forma ressuscitada. Ele viu força e poder, viu sabedoria e santidade, viu estabilidade e beleza, viu um Rei e um sacerdote. Este era o seu melhor amigo, aquele a que ele simplesmente chamava Jesus, mas agora ele via-O como Ele realmente é: todo poderoso e omnisciente.

No seu livro ‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’, C. S. Lewis usa um leão como símbolo para Jesus. “Aslan é um leão… o Leão, o Grande Leão.” “Oh” – disse Susan – “Pensava que era um homem. Ele é suficientemente seguro? Vou sentir-me bastante nervosa por conhecer um leão”… “Seguro?” – disse o Sr. Castor – “Alguém disse alguma coisa sobre ser seguro? Claro que não é seguro. Mas ele é bom. Ele é o Rei, digo-vos eu.”

Este é o verdadeiro Jesus como Ele é agora. Não é um bebé numa manjedoura, nem um humilde professor/pregador, nem mesmo o homem que curava com compaixão. O seu tempo como servo sofredor acabou. Agora Ele é o que sempre foi – vitorioso, poderoso, sábio e bom. Este é o Jesus que está connosco ainda hoje e que vai ficar connosco até O vermos cara a cara como João fez.

Connie Main Duarte


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda a navegar os textos do livro de Apocalipse com um olhar fresco. Um novo devocional todos os sábados.

Estes devocionais estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Apocalipse</strong> Devocionais em PT

<strong>Revelation</strong> Devotionals in EN