amor em movimento 73

Devocional Actos
Devocional Actos
amor em movimento 73
A carregar
/

devocional Actos

leitura bíblica

Três dias depois de ter tomado conta do governo daquela região, Festo saiu de Cesareia e foi a Jerusalém. Os chefes dos sacerdotes e as autoridades judaicas apresentaram-se diante dele com as suas acusações contra Paulo. Pediram a Festo o favor de mandar vir Paulo a Jerusalém. O plano deles era matá-lo no caminho. Mas Festo respondeu: «Paulo está preso em Cesareia e eu vou voltar para lá dentro de pouco tempo. Os mais qualificados de entre vós poderão vir comigo para lá o acusarem, se é que ele fez algum mal.» Festo só ficou em Jerusalém uns oito ou dez dias e depois voltou para Cesareia. No dia seguinte, tomou o seu lugar no tribunal e mandou buscar Paulo. Quando Paulo entrou, os judeus que tinham vindo de Jerusalém ficaram em volta dele e começaram a fazer muitas acusações graves, mas não conseguiram provar nenhuma. Então Paulo disse em sua defesa: «Eu não cometi qualquer falta, nem contra a lei judaica, nem contra o templo , nem contra o imperador.» Então Festo, para agradar aos judeus, perguntou a Paulo: «Queres ir a Jerusalém para seres lá julgado por mim a respeito destas coisas?» Paulo respondeu: «Estou diante do tribunal do imperador romano, onde devo ser julgado. Não fiz mal nenhum aos judeus, como tu sabes muito bem. Se de facto sou culpado, ou se fiz alguma coisa que mereça a pena de morte, estou pronto a morrer. Mas se o que dizem contra mim não é verdade, ninguém me pode entregar aos judeus. Portanto, apelo para o imperador.» Então Festo, depois de conversar com os seus conselheiros, disse: “Apelaste para o imperador, irás ao imperador!”

Actos 25.1-12; 23.11 in Bíblia para Todos

Nessa noite, apareceu o Senhor a Paulo e disse-lhe: “Coragem! Porque assim como deste testemunho de mim aqui em Jerusalém, também terás que fazê-lo em Roma.”

Actos 25.1-12; 23.11 in Bíblia para Todos

devocional

Custa muito ser alvo de queixas rancorosas ou esquemas intriguistas. Tendo-se a consciência tranquila não deixa de ser doloroso constatar que há gente com as piores intenções a nosso respeito. Mais ainda quando sabemos serem pessoas com uma forte educação religiosa. É difícil meter na cabeça que existam corações que prefiram eliminar-nos a amar-nos. Surpreendentemente encontramos por vezes mais idoneidade nas estruturas seculares do que em meios supostamente espirituais.

Não há que baixar os braços nessas circunstâncias, antes sublinhar a certeza de nada se ter feito, diante de Deus e dos homens, para colher tão viscerais reacções. Não nos deixemos intimidar por chuveirinhos de acusações falsas. Façamos, pois, uso dos recursos que Deus coloca à nossa disposição para nos defendermos. Apelemos a quem de direito sabendo muito bem que Deus é o verdadeiro e perfeito juiz. Ele está no controle de todas as coisas e o Seu plano passa também por levar a lugares inimagináveis o relato do Seu amor. Lembremos o que Deus nos sussurrou no passado para melhor interpretarmos o presente e encararmos o futuro.

jónatas figueiredo


Devocional Amor em Movimento