devocional Actos
leitura bíblica
Quando acabou o alvoroço, Paulo mandou chamar os discípulos para lhes dar alguns conselhos. Depois despediu-se deles e seguiu para a Macedónia. Visitou aquela região, encorajando os crentes com as suas palavras. Por fim chegou à Acaia , onde ficou três meses. Estava a preparar-se para embarcar para a Síria quando soube que os judeus faziam planos contra ele. Resolveu então voltar pelo caminho da Macedónia. Foram com ele Sópatro, filho de Pirro, da cidade de Bereia, Aristarco e Segundo, os dois de Tessalónica, Gaio, de Derbe, Timóteo e ainda Tíquico e Trófimo, que eram da região da Ásia . Aliás, estes cristãos foram adiante e esperaram por nós na cidade de Tróade. Depois das festas da Páscoa, embarcámos no porto de Filipos e cinco dias mais tarde já estávamos com eles em Tróade. Ficámos aí uma semana. No domingo , juntámo-nos para a refeição em comum. Paulo, que devia partir no dia seguinte, falou aos crentes e prolongou a pregação até à meia-noite. Estávamos reunidos no segundo andar e havia lá muitas lâmpadas acesas. Um rapaz chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu durante o longo sermão de Paulo e deixou-se cair. Foram encontrá-lo morto. Então Paulo desceu também, inclinou-se, abraçou o rapaz e disse: «Não se assustem que ele está vivo!» Paulo voltou para a assembleia , partiu o pão, comeu e ficou ainda a falar-lhes até de manhãzinha. Depois seguiu viagem. Quanto ao rapaz, saíram com ele vivo e ficaram todos muito encorajados. Quanto a nós, fomos à frente viajando de barco até ao porto de Asso, pois tínhamos de esperar ali por Paulo. Ele dera-nos essas ordens, porque ia por terra. Quando se juntou connosco em Asso, recebemo-lo a bordo do navio e continuámos a viagem até à cidade de Mitilene. Saímos desse porto e no outro dia passámos perto da ilha de Quios. Levámos mais um dia até à ilha de Samos e outro até ao porto de Mileto. Paulo tinha resolvido não parar em Éfeso para não perder tempo naquela região, pois tinha pressa de chegar a Jerusalém, se possível, antes do dia de Pentecostes.
Actos 20.1-16 in Bíblia para Todos
devocional
O cristão tem um lado claramente nómada. Não suportando a sedentarização espiritual, circula intencionalmente onde urge apresentar o amor de Jesus. Possuindo uma compreensão global da família de Deus, aproveita cada brecha, após picos de alta pressão, para encorajar outros companheiros de missão. Sente-se, pois, impelido para paragens, mais ou menos distantes, a fim de amparar e fortalecer quem mais precisa. A sua máxima é: Ir até onde Jesus quer.
Esta deliciosa caminhada, porque também rica em contrariedades, é trilhada, na grande parte dos troços, com outros seguidores de Jesus. Felizmente não há que caminhar só, daí saber tão bem “partir o pão” com outros discípulos para recordar a presença e companhia contínua do Salvador. Não admira, portanto, que, por maior que seja a exaustão física, se agarrem as oportunidades de mastigar a Palavra, saboreando cada migalha. E como é consolador, no meio de trambolhões imprevistos, experimentar o amparo do Alto. Viaje-se, então, dia-a-dia, na dependência do Espírito Santo, deixando um rasto de compaixão por onde quer que se passe.
– jónatas figueiredo