devocional Actos
leitura bíblica
Entretanto, chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um bom pregador e conhecia muito bem a Sagrada Escritura. Estava instruído no Caminho do Senhor, falava com entusiasmo e ensinava de uma forma muito exata acerca de Jesus, ainda que só conhecesse o batismo de João. Apolo pôs-se a falar na sinagoga com toda a coragem. Mas quando Priscila e Áquila o ouviram, resolveram levá-lo para casa e explicaram-lhe melhor o Caminho de Deus. Então Apolo decidiu ir para a Acaia e os irmãos encorajaram-no, escrevendo aos discípulos de lá a pedirem que o recebessem bem. Quando chegou à Acaia, foi de grande ajuda para aqueles que Deus na sua graça tinha tornado crentes, pois demonstrava diante de todos o erro dos judeus. Apresentava razões que eles não podiam negar e provava com base na Sagrada Escritura que Jesus era o Messias.
Actos 18.24-28 in Bíblia para Todos
devocional
Tenho ainda tanto para aprender. Apesar das capacidades que Deus me tem dado, preciso de desenvolver um espírito permanentemente ensinável. Vou percebendo, com a ajuda de homens e mulheres que caminham próximo de Deus, que não basta possuir conhecimento, mesmo que bíblico. Mais significativo que o trajecto de vida pessoal e que a bagagem académica, incluindo a teológica, é indubitavelmente o relacionamento chegado com Jesus e a preciosa direcção do Espírito Santo.
Por muito que valorize, e valorizo, o estudo das Escrituras, que vibre e me empolgue com a sua exposição, que aprecie a beleza dos ensinos de Jesus, nada se compara à compreensão do que Ele fez por mim. Hoje, não O vejo só como a esperança para a Humanidade mas como meu Salvador e Senhor pessoal. Sei e partilho que, em Jesus, não só o passado está resolvido como o futuro se encontra risonhamente perspectivado. Agora sim, vou trilhando “com mais precisão o caminho de Deus”. Desta forma, onde quer que as portas se abram, desejo ir ajudando “aqueles que Deus na Sua graça” for transformando.
– jónatas figueiredo