devocional Actos
leitura bíblica
Depois disto, Paulo saiu de Atenas e foi para a cidade de Corinto. Encontrou lá um judeu chamado Áquila, que era natural do Ponto e tinha acabado de chegar de Itália, com Priscila sua mulher. Tiveram que sair de Roma porque o imperador Cláudio tinha mandado embora de lá todos os judeus. Paulo foi visitá-los e, como era da mesma profissão de fazer tendas, ficou com eles para trabalharem juntos. Todos os sábados ele falava na sinagoga , procurando convencer tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia, Paulo dedicou-se por completo à pregação da palavra e dava testemunho diante dos judeus de que Jesus era o Messias. Mas eles voltaram-se contra Paulo e insultavam-no. Paulo então sacudiu a roupa, em sinal de protesto, e disse: «Que o vosso sangue recaia sobre as vossas cabeças. A minha responsabilidade para convosco está cumprida. De agora em diante vou procurar os não-judeus.» Dito isto, saiu dali e foi para casa de um certo homem, chamado Tício Justo, que era simpatizante do Judaísmo e que morava mesmo ao lado da sinagoga. E Crispo, o dirigente da sinagoga, acreditou no Senhor, bem como toda a sua família. Muitas outras pessoas da cidade de Corinto ouviram a mensagem de Paulo, creram no Senhor e foram batizadas. Uma noite, o Senhor disse a Paulo numa visão: «Não tenhas medo! Continua a pregar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te poderá fazer mal, porque tenho muita gente comigo nesta cidade.» Então Paulo ficou em Corinto durante ano e meio a ensinar ali a palavra de Deus.
Actos 18.1-11 in Bíblia para Todos
devocional
Sinto-me cada vez mais responsabilizado a partilhar em ambientes “corintianos” quem é Jesus. É precisamente em lugares descompensados que urge dá-Lo a conhecer. Preciso estar atento aos locais chave para a propagação da fé, bem como aos recursos humanos que Deus coloca ao meu redor. Há tantos homens e mulheres que Deus capacita e usa para penetrar em cidades que Lhe são avessas. Quero juntar-me a esses e com as capacidades que me concedeu aproveitar cada oportunidade para persuadir outros à reflexão espiritual.
Ainda que lamentando o fechamento agressivo que muitos possam revelar, tentarei deslocar-me para junto dos que estejam ávidos de Deus. Aí, por certo, haverá fruto. De tal forma, que ainda hoje se repete o relato: “Muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram baptizados”. Esta tremenda alegria é por vezes toldada pelos vários receios associados às represálias que possam surgir, pelo que importa deixar-me embalar pelo encorajamento de Deus: “Fala e não te cales; porque Eu estou contigo”.
– jónatas figueiredo