amor em movimento 50

Devocional Actos
Devocional Actos
amor em movimento 50
A carregar
/

devocional Actos

leitura bíblica

Paulo e Silas passaram pelas cidades de Anfípole e Apolónia e chegaram a Tessalónica, onde havia uma sinagoga dos judeus. Como era seu costume, Paulo foi lá e durante três sábados falou com eles sobre a Sagrada Escritura . Ia-lhes explicando que o Messias tinha de sofrer e que, depois de morrer, tinha de ressuscitar. E dizia-lhes: «Este Jesus que eu vos estou a anunciar é o Messias.» Alguns judeus ficaram convencidos e logo se juntaram a Paulo e Silas, bem como um grande número de gregos adeptos da religião judaica e muitas mulheres importantes. Mas os outros judeus ficaram cheios de inveja. Reuniram alguns homens maus entre os marginais e juntando muita gente provocaram uma desordem na cidade. Os agitadores assaltaram a casa de Jasão à procura de Paulo e Silas, para os entregarem ao tribunal do povo. Como não os encontraram lá, levaram Jasão e alguns outros cristãos à presença das autoridades da cidade, enquanto gritavam: «Esses homens que têm provocado desordens por toda a parte estão agora na nossa cidade e Jasão recebeu-os em sua casa. Todos esses indivíduos desprezam as leis do imperador , pois dizem que há outro rei, chamado Jesus.» Quando a multidão e as autoridades ouviram isto, ficaram tão impressionadas que obrigaram Jasão e os outros a pagar uma multa estipulada antes de os soltarem.

Actos 17.1-9 in Bíblia para Todos

devocional

A rota do evangelho é bela mas não fácil. Sendo altamente estimulante não é um passeio. Lá por se ir em direcção a lugares estratégicos indicados por Deus, não implica ausência de oposição à Sua mensagem. Por incrível que pareça, até mesmo nos bastiões da religiosidade. Também aí há forte resistência à extravagância do amor de Deus. Nem gritantes evidências bíblicas amolecem corações que obstinadamente se recusam a crer que “era necessário que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos”. Por muito que com esses se discuta, a acção do Espírito é por eles vista como um incómodo. Preferem “alvoroçar a cidade” do que abraçar a fé.

Acicatam os ânimos ao invés de se renderem interiormente. Detestam ver gente por eles desprezada altamente valorizada por Jesus. Infelizmente, porque “movidos de inveja”, escolhem antes juntar-se a gente sem escrúpulos e ao poder político. Lamentavelmente, vêem os seguidores de Jesus como transtornadores, negligenciando o cerne do seu testemunho quando afirmam peremptoriamente “haver outro rei, que é Jesus”. Já quanto aos que se juntaram ao trilho da cruz importa continuar a avançar em fidelidade a Jesus, a despeito das pedra(da)s no caminho.

jónatas figueiredo


Devocional Amor em Movimento