devocional Actos
leitura bíblica
Paulo e Silas percorreram a região da Frígia e Galácia, uma vez que o Espírito Santo não os deixou pregar a palavra de Deus na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira de Mísia, tentaram ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não os deixou. Atravessaram então a Mísia e foram até ao porto de Tróade. Durante a noite, Paulo teve uma visão. Viu um homem da Macedónia, de pé, que lhe pedia: «Vem à Macedónia ajudar-nos!» Logo a seguir à visão de Paulo, preparámo-nos para partir imediatamente para a Macedónia, convencidos de que Deus nos estava a chamar para lá irmos anunciar o evangelho.
Actos 16.6-10 in Bíblia para Todos
devocional
Há alturas que o Espírito Santo barra o trajecto que delineámos. As fronteiras que se fecham inexplicavelmente têm precisamente como resposta o facto de ser um plano da nossa lavra. Por mais estratégico que nos pareça sem o aval do Espírito as portas permanecerão cerradas. Só porque presumimos que Jesus venha a ser acolhido de braços abertos não quer dizer que essas oportunidades de O dar a conhecer se concretizem. Deus conhece infinitamente melhor as necessidades e as carências espirituais de qualquer região. Há que dar ouvidos ao Espírito.
Ouçamo-Lo e exploremos continuamente novas frentes de partilha da fé sem forçar nada. Teimar numa rota não aprovada pelo Espírito, além de desgastante, é escusado. Garanta-se, antes, apurada prontidão para ajudarmos quem solicite a nossa presença. Deixemo-nos conduzir para paragens onde Deus está a gerar incómodo e a sensibilizar corações. Nessa disponibilidade para obedecer sem reservas iremos concluindo que Deus nos chamou para ali “anunciar o evangelho”.
– jónatas figueiredo