devocional Actos
leitura bíblica
Entretanto, chegaram alguns judeus de Antioquia e de Icónio que convenceram a multidão. Apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que já estava morto. Mas quando os discípulos se juntaram à sua volta, ele levantou-se e entrou outra vez na cidade. No dia seguinte, Paulo foi com Barnabé para Derbe. Pregaram o evangelho na cidade de Derbe e conseguiram fazer lá muitos discípulos . Depois voltaram para Listra, Icónio e Antioquia da Pisídia, onde animavam os crentes e lhes recomendavam que continuassem firmes na fé, ensinando-lhes que era preciso passar muitos sofrimentos até entrar no reino de Deus . Também elegeram presbíteros em cada igreja . Depois de orarem e jejuarem, pediram para eles a proteção do Senhor, em quem tinham posto a sua fé. Mais tarde atravessaram a região da Pisídia e chegaram à Panfília. Pregaram a mensagem de Deus na cidade de Perga e foram para o porto de Atália. Dali embarcaram para Antioquia da Síria, cidade onde tinham sido confiados à graça de Deus, para a obra que agora tinham terminado. Quando lá chegaram, reuniram os membros da igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como ele abriu aos pagãos as portas da fé. E ficaram ali muito tempo com os irmãos.
Actos 14.19-28 in Bíblia para Todos
devocional
O cristão deve estar preparado para vários tipos de reacção quando centra a sua vida e o seu discurso em Deus. Haverá quem não suporte tamanho testemunho e resolva atirar pedras. Por mais atordoado e ferido que se fique não há que temer os que cobardemente deixam marcas no corpo, quando se está ao lado d’Aquele que já nos curou a alma. Deus não nos deixa sós e rodeia-nos de companheiros que nos ajudam a recuperar forças e a enfrentar, de novo, cada desafio espiritual.
Aliás, é essa mesma coragem que nos dará autoridade para voltar a lugares de tensão para estimular quem aí resolveu seguir Jesus. Importa ir “confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus”. Por onde formos passando há que deixar o lastro da fé, descansando no facto de Deus proteger os Seus. Mais, cumpra-se a missão cientes que é um privilégio ser-se cooperador de Deus, mas que é sempre Ele que age e escancara “a porta da fé”.
– jónatas figueiredo