amor em movimento 41

Devocional Actos
Devocional Actos
amor em movimento 41
A carregar
/

devocional Actos

leitura bíblica

Havia em Listra um homem que estava sempre sentado, porque era coxo de nascença, e nunca tinha andado. Este homem estava a ouvir as palavras de Paulo. Então Paulo olhou bem para ele, viu que tinha fé para ser curado, e disse em voz alta: «Levanta-te e põe-te direito sobre os teus pés!» De um salto o homem começou a andar. Ao ver o que Paulo tinha feito, o povo pôs-se a gritar, na língua de Licaónia: «São deuses em forma de homem, que nos vieram visitar!» Diziam que Barnabé era o deus Zeus e Paulo o deus Hermes , porque era Paulo quem falava. O templo de Zeus era em frente da cidade. Por isso, o sacerdote desse deus trouxe bois e grinaldas de flores para a porta da cidade. Queriam adorá-los com um sacrifício de animais. Mas quando os apóstolos souberam disto, rasgaram as suas roupas, em sinal de indignação, correram para o meio da multidão e gritaram: «Amigos! O que é que estão a fazer? Nós somos apenas homens, gente como vós! Estamos aqui para vos anunciar o evangelho, a fim de que deixem essas coisas que não servem para nada e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. Noutro tempo, Deus deixou que todos os povos vivessem cada um à sua maneira, embora sempre lhes mostrasse quem ele é por meio do bem que lhes fazia. É ele quem manda as chuvas e as colheitas no tempo próprio, e vos dá aquilo de que precisam para comer e para se alegrarem.» Mesmo depois de dizerem isto, tiveram dificuldade em impedir que o povo sacrificasse os animais em sua honra.

Actos 14.8-18 in Bíblia para Todos

devocional

Quando os cristãos ousam romper a carapaça de indiferença que tantas vezes os envolve deparam-se com o mundo real. Onde o grosso das pessoas vive mergulhado em superstições, buscando respostas às suas carências físicas, materiais e espirituais. Aí passa a saltar à vista o drama daqueles que de alguma forma estão presos de movimentos, incapazes de dar a volta às suas próprias paralisias.

Mas precisamente onde há estaticismo Deus semeia fé. Urge falar da mensagem de esperança que há em Jesus que logo se levantará quem creia. Importa, no entanto, que fruto da acção de Deus, os Seus seguidores não se deixem endeusar. Haja férrea disciplina para canalizar todo o destaque para Ele. Centre-se o discurso e o mérito em Deus, recusando a inclinação natural das multidões fazerem dos líderes religiosos “verdadeiros” ídolos.

jónatas figueiredo


Devocional Amor em Movimento