amor em movimento 39

Devocional Actos
Devocional Actos
amor em movimento 39
A carregar
/

devocional Actos

leitura bíblica

Quando Paulo e Barnabé saíram da sinagoga, pediram-lhes para voltarem no sábado seguinte e falarem sobre o mesmo assunto. Depois de acabar a reunião, muitos dos judeus e dos convertidos ao Judaísmo acompanharam Paulo e Barnabé, que os aconselhavam a andarem firmes na graça de Deus. No sábado seguinte, quase toda a população da cidade foi ouvir a palavra do Senhor. Quando os judeus viram tanta gente, ficaram cheios de inveja e começaram a contradizer Paulo e a insultá-lo. Mas Paulo e Barnabé disseram-lhes com toda a coragem: «Era necessário anunciar-vos a palavra de Deus, a vós em primeiro lugar. Mas, uma vez que a rejeitam e não se acham merecedores da vida eterna, então vamos virar-nos para os que não são judeus. Esta é a ordem que o Senhor nos deu: Coloquei-te como uma luz para os pagãos, para que leves a salvação ao mundo inteiro .» Ao ouvirem isto, os não-judeus ficaram muito contentes e começaram a glorificar a palavra do Senhor. E todos os que Deus escolheu para a vida eterna creram na sua palavra. Assim se espalhou a mensagem do Senhor por toda aquela região. Mas os judeus falaram com algumas mulheres mais religiosas e respeitadas, e com os homens importantes da cidade, e convenceram-nos a perseguir Paulo e Barnabé, até os expulsar da região. Então os apóstolos sacudiram a poeira dos seus pés, em sinal de protesto contra eles, e foram para a cidade de Icónio. Entretanto, os discípulos em Antioquia ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

Actos 13.42-52 in Bíblia para Todos

devocional

Há quem vibre intensamente com a mensagem da salvação logo à primeira. Por compreender o seu próprio estado de perdição e se sentir fascinado com a graça de Deus que tudo cobre. Não raras vezes sentem necessidade que se lhes repita cada pitada do amor e da justiça do Alto. Haja disponibilidade e firmeza para, na disposição que revelam de seguir Jesus, “os exortar a perseverar na graça de Deus”. Até porque por muito atractivo que seja ouvir a palavra de Deus a oposição não tardará e, ainda por cima, será feroz. Nessas ocasiões impõe-se, por um lado, confrontar em amor quem resiste à fé e a distorce e, por outro lado, animar os que se rendem ao domínio de Jesus.

Custa muito ver pessoas, que aparentemente teriam tudo para caminhar sob a alçada de Jesus, rejeitar a paz perene por manifesta resistência ao arrependimento. Essa tristeza só é suplantada pelo gozo enorme constatado na vida dos que se “alegram e glorificam a palavra do Senhor”. Assim, divulgue-se a mensagem da salvação de modo que, também hoje, se cumpra o plano de Deus: “E creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna”. Mesmo que se colham ódios inexplicáveis e haja necessidade de “sacudir o pó dos pés” contra os seus semeadores, uma coisa é garantida: Para onde quer que os seguidores de Jesus se desloquem estão “cheios de alegria e do Espírito Santo”.

jónatas figueiredo


Devocional Amor em Movimento