devocional Actos
leitura bíblica
Paulo e os seus companheiros embarcaram em Pafos e viajaram até Perga, na região da Panfília. Porém, João Marcos deixou-os e voltou para Jerusalém.
Actos 13.13; Actos 15.37-39 in Bíblia para Todos
Barnabé queria que João Marcos fosse com eles. Mas Paulo era de opinião de que não deviam levar por companheiro aquele que os tinha abandonado na região da Panfília, em vez de continuar com eles até ao fim da viagem. Tiveram uma discussão tal que se separaram cada um para o seu lado. Barnabé levou João Marcos e embarcou com ele para a ilha de Chipre.
Leituras adicionais:
Colossenses 4.10b; Filemon 1.24; 2 Timóteo 4.11b; 1 Pedro 5.13b; Evangelho de Marcos
devocional
Há momentos de fraqueza para os quais não temos explicação plausível. As forças faltaram e desistir pareceu-nos um passo óbvio. Mesmo que verdadeiramente não o desejássemos certo é que fizemos marcha à ré. Por mais rebuscadas que sejam as justificações o fracasso fala mais alto do que nós. Dói-nos termos recuado quando outros avançaram destemidamente. Ficam feridas abertas por anos a fio e chegamos a julgar-nos cativos de tão decepcionante opção.
Dispostos a mudar o rumo, já um pouco mais maduros, custa muito perceber que ainda se é alvo de discórdia. Nova martelada é sentida quando a dúvida e a desconfiança se instala por parte de companheiros de jornada que tanto admiramos. Ser-se mote de discórdia não é algo que alguém aprecie. Vale-nos o facto de Deus usar “Barnabés” para nos reerguer, possibilitando um inteiro restauro. Os percalços idos, felizmente, não determinam forçosamente um futuro desastroso.
O aproveitamento de novas oportunidades permite superar o trambolhão passado. Mais, o acanhamento pode dar lugar ao arrojo. A vergonha pode ser substituída pela valentia. A hesitação ser ultrapassada de vez pela determinação. De dispensável pode passar-se a cooperador inestimável. O desertor pode tornar-se um proclamador.
Que privilégio ser amado, restaurado e usado por Deus a despeito do que sou!
– jónatas figueiredo