devocional Actos
leitura bíblica
Nesse tempo, o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja . Mandou cortar a cabeça a Tiago, irmão de João. E como viu que isso agradava aos judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu na semana antes da Páscoa . Depois de prender Pedro, Herodes mandou-o meter na cadeia, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo. Herodes queria apresentá-lo diante do povo depois da Páscoa. Enquanto Pedro estava guardado na prisão, os crentes oravam por ele a Deus continuamente. Na noite antes do dia em que Herodes o ia apresentar diante do povo, estava Pedro a dormir entre dois soldados. Estava preso com duas correntes e havia sentinelas a guardar a porta da cadeia. De repente, apareceu um anjo do Senhor e a prisão encheu-se de luz. O anjo tocou no ombro de Pedro e acordou-o: «Levanta-te depressa!» Nisto, as correntes caíram das mãos de Pedro e o anjo disse-lhe: «Veste-te e calça as sandálias.» Pedro assim fez e o anjo disse ainda: «Põe a capa aos ombros e vem comigo.» Pedro seguia o anjo sem saber que era verdade o que estava a acontecer. Pensava que era uma visão. Eles passaram o primeiro e o segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão abriu-se por si e eles saíram. Caminharam por uma rua, o anjo desapareceu de repente e Pedro ficou só. Foi então que Pedro caiu em si: «Agora é que vejo que isto é verdade! O Senhor mandou o seu anjo e livrou-me do poder de Herodes e de tudo o que os judeus me queriam fazer.»
Actos 12.1-11 in Bíblia para Todos
devocional
Os tempos nunca foram fáceis para quem decida obedecer a Jesus. Em determinadas ocasiões há quem queira impedir que a fé seja partilhada por obras e em palavras. As metodologias endurecem na proporção da fidelidade. As estruturas terrenas extremam posições em alturas de conveniência política, agenda religiosa ou interesse popular. No entanto, as mais altas figuras humanas podem fazer tombar o corpo mas nunca vergarão o espírito do cristão.
Até porque os planos de Deus se sobrepõem a qualquer manipulação engendrada por homens. Enquanto estes laboram para enclausurar e silenciar os discípulos de Jesus, importa que “a igreja ore com insistência a Deus”. Os sonhos tornam-se realidade quando a multidão dos que crêem dobra os joelhos e depende de Quem pode fazer o impossível. Na hora do aperto ou do resgate haja discernimento para constatar: “Agora sei verdadeiramente que o Senhor… me livrou…”.
Além de tudo o mais, recorde-se, ninguém cerceia os movimentos daqueles que Deus já libertou.
– jónatas figueiredo