amor em movimento 31

Devocional Actos
Devocional Actos
amor em movimento 31
A carregar
/

devocional Actos

leitura bíblica

Entretanto, os crentes tinham-se dispersado por causa da perseguição que começou com a morte de Estêvão. Uns foram até à Fenícia , Chipre e Antioquia e anunciavam a palavra de Deus só aos judeus. Outros, que eram de Chipre e de Cirene, foram até à cidade de Antioquia e ali pregavam também aos gregos anunciando-lhes a boa nova a respeito do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles e muita gente acreditou e se converteu ao Senhor. Esta notícia chegou aos ouvidos dos crentes da igreja de Jerusalém que mandaram Barnabé a Antioquia. Quando ele lá chegou e viu os efeitos da graça de Deus ficou muito contente. E aconselhou todos a continuarem, com todo o coração, a serem fiéis ao Senhor. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim muita gente se converteu ao Senhor. Barnabé foi depois à cidade de Tarso buscar Saulo. Quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Estiveram ali durante um ano com os crentes daquela igreja e ensinavam muita gente. Foi em Antioquia que os discípulos foram pela primeira vez chamados «cristãos». Nesse tempo, alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, pôs-se de pé entre os crentes e disse, por inspiração do Espírito Santo, que ia haver uma grande fome em todo o mundo. Essa fome veio quando Cláudio era imperador. Então os cristãos de Antioquia resolveram mandar uma ajuda aos irmãos que viviam na Judeia. Cada um deu conforme podia. E mandaram essa ajuda por meio de Barnabé e Saulo, para a entregarem aos responsáveis da igreja de Jerusalém.

Actos 11.19-30 in Bíblia para Todos

Devocional

Hoje, como no passado, precisamos de assumir os estilhaços da fé. Como seguidores de Jesus há que romper, com santo atrevimento, diferentes crostas seculares. Derrubemos quaisquer barreiras terrenas para “anunciar o Senhor Jesus”. Mais do que nos determos com as complexidades sociais existentes ou com os desvarios morais vigentes há que partilhar o amor de Jesus que tudo cobre. Agindo na Sua dependência bem poderemos contar com o empurrão do Alto: “E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor”.

Limitemo-nos, em obediência, a evidenciar quem Jesus é, esquecendo bandeiras pessoais ou denominacionais. Recordemos que o reino de Deus foi-se expandindo ao longo de séculos, sob a direcção do Espírito Santo, através de incontáveis discípulos anónimos cujo único propósito foi contagiar outros a experimentar a intimidade com o Salvador. Primaram pela santidade e fraternidade, devidamente alicerçados na Palavra e imitaram Cristo até à exaustão, acabando por impactar uma vastíssima região. Deixemo-nos beliscar por tão elevado exemplo, colocando os melhores recursos espirituais e materiais ao serviço do próximo. Lendo adequadamente os tempos em que vivemos e agindo em conformidade com o ensino de Jesus acabaremos também por ser “chamados cristãos”. Aí, sim, faremos jus ao Seu nome.

jónatas figueiredo


Devocional Amor em Movimento