devocional Actos
leitura bíblica
Filipe foi à capital da Samaria e começou a falar ao povo acerca do Messias. As multidões prestavam muita atenção ao que Filipe dizia e observavam os sinais que ele fazia. Pois muitas pessoas que tinham espíritos maus ficaram curadas e os espíritos maus saíam delas soltando grandes gritos. Também muitos coxos e paralíticos foram curados. Deste modo, houve grande alegria naquela cidade. Porém, vivia lá um homem chamado Simão, que noutro tempo tinha praticado artes mágicas e causava admiração aos samaritanos , fazendo-se passar por uma pessoa extraordinária. Todos os habitantes da cidade o escutavam com muita atenção, do mais pequeno ao maior, e diziam: «Este homem é o poder de Deus, a que chamam o Grande Poder.» Prestavam-lhe muita atenção, porque durante muito tempo ele causou-lhes admiração com as suas artes mágicas. Mas quando Filipe lhes pregou a boa nova acerca do reino de Deus e de Jesus Cristo, eles creram e tanto homens como mulheres receberam o batismo. Até o próprio Simão se tornou crente e recebeu o batismo, passando a andar com Filipe. E, ao ver os sinais milagrosos e as grandes maravilhas que se faziam, ficava muito admirado.
Actos 8.5-13 in Bíblia para Todos
devocional
Para quem já se rendeu por inteiro a Jesus não há barreiras para o amor. Privando com Ele não há como não interiorizar a Sua forma de ser. Porque Jesus vê a todos por igual, aqueles que O seguem sentem-se impulsionados a partilhar a fé n’Ele com qualquer um. As fronteiras, sejam elas de que ordem for, desmoronam-se pela força da mensagem da cruz. Cabe aos discípulos de Jesus romper a crosta de segregação que ainda hoje marginaliza tantos “samaritanos”.
Cristo é para todos e não é monopólio de ninguém. Há imensas vidas que precisam de conhecer pessoalmente Jesus. Estão ávidas de cura interior e de experimentar alívio integral. Urge que os que já O seguem avancem em direcção a lugares de efectiva carência para pregar, em actos e com palavras, “acerca do reino de Deus e do nome de Jesus”. Desta forma os poderes instalados aperceber-se-ão de Quem tem o real poder e a autoridade plena para satisfazer corações, incluindo os seus. Assim, haverá eco de que “houve grande alegria na cidade”.
– jónatas figueiredo